Fotografia
6 on 6: março de 2017
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração
Continue Lendo

Dicas para blogs

Olá, pessoal. Como vocês estão?

O trabalho de uma blogueira não acaba depois de criar o conteúdo, escrever e ilustrar a postagem com fotografias chamativas. Longe disso! Se você não divulgar, dificilmente os leitores vão encontrar sua postagem em meio a tantas outras opções na internet. É por conta disso que devemos gastar um tempinho da nossa agenda para a divulgação dos posts, porque se não, de que outra forma conseguiremos alcançar mais pessoas para visitar o nosso blog?

É por isso que sempre divulgo os meus posts e confesso que traz um retorno muito bom. Como eu sei que muita gente que frequenta o blog também é blogueiro, vou contar o que eu costumo fazer para aumentar as visualizações do blog.

Espero que gostem das minhas dicas para blogs!

1// Compartilhar nas redes sociais

Essa é uma etapa básica para quem quer alavancar os acessos do blog ou site, mas compartilhar só por compartilhar não é muito eficiente. Eu costumo entrar em grupos do Facebook que tenham o conteúdo semelhante ao do meu blog e convidar os participantes a conhecerem o trabalho com uma imagem chamativa e de alta qualidade. Quando digo imagem de alta qualidade, me refiro a uma imagem salva para Web no Photoshop (Arquivo>Salvar para Web>Png-24) com dimensão adequada para o Facebook, aproximadamente 700 x 700px, que é uma tamanho bom para visualização no desktop e smartphone.

Além de compartilhar em grupos de conteúdo semelhante, também compartilho na FanPage do blog, o Gema de Ovo Blog, em grupos específicos para divulgação no Facebook e nos perfis do Twitter, Pinterest e Instagram, usando imagem chamativas e textos convidativos. É bem verdade que não tenho tanto retorno nessas redes quanto tenho no Facebook, porque o número de seguidores é bem menor, mas espero que isso mude em um futuro próximo.

2// Anunciar no Facebook

Esse foi sem dúvidas o método que mais aumentou as visualizações do blog. No começo do ano participei do Empreenda com o Facebook, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Facebook com intuito de ajudar empreendedores a criarem sua própria página, a entenderem os anúncios da plataforma e a adquirirem um cupom de até R$ 200 para criar campanhas e impulsionar seu negócio no Facebook. Para isso, é necessário passar por três fases de um jogo educativo e adquirir as nove estrelas que indicam que você está habilitado a criar anúncios eficientes. Depois disso, você ganha um cupom de 200 reais para gastar com anúncios no Facebook em um determinado período de tempo. Crie sua propaganda e veja o número de curtidas e acessos no blog aumentarem.

3// Comentar em blogs

Também não é comentar só por comentar. Eu escolho blogs grandes ou pequenos que tenham o conteúdo semelhante ao do meu blog e leio os últimos posts. Se tem alguma postagem que fale sobre algo que já abordei no meu blog, dou minha opinião, faço uma pergunta para o autor ou para os leitores e encerro o meu comentário com o link para o meu blog. Cerca de 10% dos acessos do Gema vêm dos comentários que faço pela blogosfera afora e, por isso digo que este é um artifício de divulgação que não pode ser deixado de lado.

4// Linkar blogs

Eu costumo divulgar blogs que têm conteúdo semelhante ou interessante para os leitores do Gema em posts como o Links da Semana. Faço isso espontaneamente, sem esperar nada em troca, mas pode ser que os autores, ao verem suas estatísticas de visualização, acabem percebendo que o Gema é o responsável por um pequeno fluxo de acessos e se interessem em retribuir. Esse pode ser o início de uma amizade, troca de informações, menção, compartilhamento ou uma inclusão no blogroll. Não custa nada e pode ser bem proveitoso.

5// Participar de eventos

Participar de eventos presenciais em que o público-alvo se assemelhe ao do seu blog é muito bom para estabelecer contatos. Sempre quando há algum evento na minha cidade em que o público é constituído por jovem-adultos, eu marco presença, mesmo sendo um lançamento literário ou feira de design. Eu costumo conversar com as pessoas, apresentar o blog, tirar fotos para uma postagem futura e distribuir cartões de visita convidando todos a verem a minha cobertura do evento. É um método um pouco dispendioso, já que há a necessidade de confeccionar cartões de visita e de comparecer ao evento, mas certamente traz bons resultados.

6// SEO

Plugins como o Yoast ajudam a melhorar o posicionamento do seu blog nas ferramentas de busca com a possibilidade de acrescentar palavra-chave e meta-descrição, além de mostrar se o seu post está otimizado para colher os melhores resultados de SEO. Se o seu post está bem posicionado para determinada palavra-chave, maiores serão as chances de clicarem nele e, consequentemente, de aumentar as visualizações do blog.

7// Participar de projetos coletivos

Há vários projetos de blogagem coletiva que são ótimos para conhecer mais blogueiros e criar contatos. Em projetos como 6 on 6, Ilustraday, DIY coletivo e Rotaroots criamos vínculos com outras pessoas, trocamos experiências e divulgamos os nossos blogs. Participar de grupos em que todos os participantes têm um objetivo em comum é muito importante para o crescimento, principalmente nos primeiros meses.

8// Postar com frequência

Uma das grandes causas do abandono de leitores é a baixa frequência de postagens, e ninguém quer isso para o blog, não é? Quando um leitor visita algum site, ele quer ver novidade, se sentir satisfeito com a informação apresentada e saber que ele não está perdendo tempo. É por isso que manter o blog atualizado é muito importante, porque além de aumentar a fidelização do leitor, aumenta também o conteúdo disponível, as chances de conquistar novos leitores e melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca.

9// Relembrar postagens antigas

Um leitor que chegou no seu blog agora pode não ter lido um post seu antigo, e isso não é culpa dele. Se você não facilitar o caminho para se alcançar os posts passados, dificilmente um leitor vai encontrá-los por mais que ele se interesse pelo assunto. Usar plugins de posts relacionados, acrescentar posts mais lidos ou separar um espaço na sidebar/topo para mostrar posts antigos, é uma ótima alternativa para chamar a atenção do leitor e fazer com que ele visite mais páginas do seu blog.

Além disso, sempre que for possível, acrescente o link de postagens passadas no corpo do seu post atual se o assunto for parecido, isso aumenta o tempo de permanência do leitor no seu blog e a fidelização, que é ótimo para as estatísticas do blog. Divulgar posts antigos nas redes  sociais, tanto para relembrar os leitores mais antigos como para apresentar para os leitores mais novos, é uma ótima maneira de aumentar o tráfego. Não é porque o conteúdo foi escrito há mais tempo que ele não seja interessante ou que não possa te render alguns acessos extras.

10// Escrever para outros blogs

Ser colaborador em outros blogs abre portas para que novos leitores conheçam o seu trabalho. Essa é uma boa estratégia para atrair mais tráfego e ainda conseguir alguns links externos direcionando para o seu blog.

E essas foram as minhas 10 dicas para aumentar as visualizações do seu blog! O que vocês acharam dos artifícios? Há alguma técnica que vocês usam e que não foi mencionada? Nos deixe um comentário, pois adoraríamos lê-la!

Caso você queira complementar o conteúdo, leia também 10 dicas para escrever um post de sucesso.

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. Milena Schabat 05/11/2015

    É tão bom ler posts assim e ver que a maior parte das dicas eu já ponho em prática, sabe? Adorei o post mesmo assim, me ajudou muito!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    • Nayara Brito respondeu Milena Schabat 05/11/2015

      Oi, Milena! Que bom que você gostou do post e que põe em prática algumas dessas dicas. Qual delas funciona melhor contigo?

  2. Aláina Vanzella 06/11/2015

    Uso algumas dessas dicas já e pensei “poxa to fazendo algo certo” isso de relembrar posts antigos é ótimo vou fazer isso mês que vem! As que melhor funcionam comigo são: participar de projetos e comentar em outros blogs, compartilhar no G+ também! Só peco porque ainda tenho muita vergonha de compartilhar o blog no face pessoal.

    http://www.hurricanestars.com/

    • Nayara Brito respondeu Aláina Vanzella 07/11/2015

      Essas técnicas também funcionam muito bem comigo, Aláina. Vou ver se divulgação pelo Google+ me traz bons resultados.
      Sobre compartilhar no Facebook, deixe a vergonha de lado e compartilhe no seu perfil sim. Você não precisa ficar receosa com o seu blog, ele é uma coisa que você criou por conta própria e que expressa quem você é. Deixe a vergonha de lado! 😀

  3. Clara Vasques 06/11/2015

    Adorei as dicas!! Principalmente essa do anuncio no face. Quero fazer isso a um tempo já, mas a grana anda curta hahaha. Acabando aqui vou ver qual é.
    Sobre divulgar nas redes sociais, uma alternativa boa que encontrei faz pouco tempo, é divulgar nas comunidades do google+! Não é nada uauuuu, mas dá um resultado bacana. Também costumo comentar bastante em outros blogs. Ah! Também gostei bastante da ideia de linkar outros blogs! Vou tentar investir nisso e ver no que dá ♥ hahahaha.

    Beijos!!
    http://claravasques.com/

    • Nayara Brito respondeu Clara Vasques 07/11/2015

      Essas técnicas são muito boas para divulgação, consigo bons números com elas. Sobre a divulgação por anúncios no Facebook, dá uma olhadinha no link da dica 2 e jogue o joguinho. É bem rápido e útil.
      Vou começar a divulgar pelo Google+ e ver se compensa pra mim. Obrigada pelo comentário!

  4. Gabi Sandi 09/11/2015

    Achei a postagem ótima, li com atenção todas as dicas e fiquei encantada pela a do anúncio, infelizmente eles só davam créditos até fevereiro de 2015 :c Mas o conhecimento do jogo valeu a pena! As outras recomendações são ótimas também.

    Gabbs, xoxo

    Feche a Porta

    • Nayara Brito respondeu Gabi Sandi 09/11/2015

      Ah, obrigada, Gabi. Fico muito feliz por você ter gostado de conhecer o jogo! Eu não sabia que ele não estava mais liberado….
      Espero que eles abram para novos empreendedores em breve. 😀
      Obrigada pelo seu comentário

  5. Maria Beatriz 09/11/2015

    Dicas incríveis e válidas. Única forma que eu ainda não tentei foi dos eventos, afinal eu trabalho fora e isso faz com que o meu tempo seja reduzido para sair para eventos. Mas do resto o que eu mais faço é comentar, é bom para e escrever para alguém que assim como você dedicou tempo para escrever. E outra forma que eu achei foi no we heart it, eu tenho bastante trafego de lá, tu ja usou? Experimente!
    Um super beijo ♥
    http://www.maeeucresci.com

    • Nayara Brito respondeu Maria Beatriz 09/11/2015

      Muito obrigada pela visita, Maria. Tente ir a eventos relacionados ao tema do seu blog e prepare o gogó para conversar com as pessoas! Traz resultados muito bons.
      Em relação ao We heart it, eu ainda não tentei. Vou ver como funciona direitinho lá. Obrigada pela dica, viu!
      Volte mais vezes. 😀

  6. Michelli Buzogany 12/11/2015

    Tô fazendo tudo certinho pelo visto hehehe =D

    • Nayara Brito respondeu Michelli Buzogany 17/11/2015

      Hehe! 😀
      Além dessas técnicas, você faz mais alguma coisa para divulgar seu blog/loja, Chell?

      • Michelli Buzogany respondeu Nayara Brito 17/11/2015

        Hmmm, ai é conteúdo né? a gente tenta sempre trazer coisas divertidas, legais, diferentes de uma maneira original. Mas acho que aqui ta tudo bem resumido. Eu nem sei se to fazendo certo auhauahuaa =D

  7. Fernanda Luiza 15/11/2015

    Muito legais as dicas ♥ Parabéns flor!
    Beijoos
    http://www.looksecuriosidades.com

    • Nayara Brito respondeu Fernanda Luiza 17/11/2015

      Êba, Fernanda! Obrigada. 😀

  8. Marina Menezes 27/01/2017

    Eu tô tentando me acostumar a deixar o link do meu blog em cada comentário que eu faço. Sempre esqueço de deixar, mas quando deixo, é de onde vem a maioria dos acessos do blog (mais que o facebook, até).

    Outra coisa que eu adoraria fazer é participar de eventos! Mas eu moro numa cidade pequena e nunca tem aqui por perto, geralmente esses eventos acontecem em cidades maiores, tipo BH, aí falta grana pra ir. Mas um dia eu vou, com certeza!

    Bjs!
    http://www.31demarco.com/

    • Nayara Brito respondeu Marina Menezes 29/01/2017

      É bem importante deixar o link do seu blog em comentários, fóruns e onde mais der. No meu caso também traz muito retorno.

      Obrigada pelo comentário, Marina. 😀