Fotografia
6 on 6: março de 2017
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração
Continue Lendo

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Nesses meus anos de blog percebi que alguns posts do Gema de Ovo se destacavam mais do que outros, gerando, às vezes, até mais tráfego do que a própria página inicial. Parei para refletir sobre o que essas postagens tinham em comum e cheguei a algumas conclusões que vou repassar para vocês. São observações práticas de como as métricas vêm funcionando para o meu blog e espero que os ajude nessa difícil tarefa que é escrever um post de sucesso.

Prontos para alavancarem as visualizações do seu blog?

Então, bora lá!

Dicas para blogs

1// Escreva de forma clara

Preste atenção à escolha das palavras para descrever o conteúdo com maior objetividade e clareza possíveis. Sempre opte pela qualidade ao invés da quantidade, porque encheção de linguiça não tem vez quando se trata de blogs. Você pode ter investido o tempo que for para criar o conteúdo do seu post, mas o seu leitor pode fechar a janela de navegação sem pensar duas vezes ao achar que não vai encontrar o que procura no seu post. Então, para não estimular a evasão de leitura, é sempre aconselhado escrever de forma sucinta e entregar, de fato, o conteúdo que o título da postagem propõe.

2// Ensine algo

Tutoriais são sempre mais visitados que postagens pessoais. Isso porque os leitores querem aprender algo, se inspirar, sentir como se não tivesse perdido tempo com a leitura do seu post. O público, no geral, quer aprender conteúdo novo, por isso invista em algo que você saiba fazer e compartilhe as informações com os seus leitores.

3// Tenha um título chamativo

O principal chamariz de qualquer post é sem sombra de dúvidas o título. Você tem que ter certeza de que o título descreve bem sobre o que é a sua postagem, sem dar falsas promessas, e sem esquecer, que no final das contas, o que queremos é que o leitor clique sobre o nosso artigo.

4// Use fotos grandes

A primeira coisa que os leitores vão notar quando chegarem ao seu post serão as fotos. Então, a melhor coisa a se fazer para manter a atenção do público é usar fotos grandes, bem iluminadas, com uma composição interessante e que ocupem toda a largura do post, o que dá um aspecto mais profissional. Se você não produz suas próprias fotos, use bancos de imagens, mas tenha consciência de sempre creditar o autor da fotografia.

5// Faça listas

Fazer listas é uma ótima pedida para fisgar a atenção do seu público. Para aumentar mais a legibilidade, diagrame as listas em negrito ou, o mais importante, como subtítulo. Antes mesmo de ler o seu conteúdo, o leitor já vai ter noção sobre o que é o seu post pelo título, pelas fotos e pelos subtítulos, e na maioria das vezes essas informações já são suficientes para o leitor se sentir satisfeito com a postagem.

6// Mantenha uma conversa

No corpo do seu post, faça perguntas, estimule o leitor a participar de discussões e tenha um campo de fácil acesso para comentários. Isso é muito bom para manter a audiência ativa e receber um feedback rápido do seu trabalho. A parte mais gratificante de se trabalhar com blogs é ler os comentários dos leitores e saber que eles estão apoiando o seu trabalho.

7// Inclua links internos

Sempre que for possível, inclua links de outras postagens do seu blog no post que você está escrevendo. Além de manter o leitor por mais tempo no seu blog, isso também ajuda no SEO do seu post, e por consequência, a ser melhor ranqueado nas buscas do Google.

8// Trabalhe o SEO do seu post

Trabalhar o SEO do seu post é muito importante para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo no Google. Use as palavras-chave no título e repita ela algumas vezes no corpo do seu post. Renomeie as imagens com as palavras-chave do seu post, assim como defina as alt tags das imagens, que são os termos alternativos que são mostrados caso as imagens não sejam carregadas. Além disso, tenha urls amigáveis, que dizem alguma coisa sobre o que é o seu post, e não uma porção de caracteres e números que não significam nada. Para ajudá-los a melhorar o SEO dos seus posts, o plugin SEO yoast é uma boa pedida para deixar esse processo mais fácil. Altamente recomendado para quem usa a plataforma WordPress.

9// Preste atenção à gramática

Querendo ou não, uma boa gramática é fundamental quando se trabalha com escrita. Ela dá credibilidade, confiança e profissionalismo, e é um diferencial quando se tem tanta oferta de blogs internet afora. Tenha cuidado com o português e revise seus textos, e sempre que tiver uma dúvida, faça uma busca no dicionário. Caso tenha dúvidas em relação à pontuação, recomendo que leia textos escritos por pessoas qualificadas e preste atenção em como as frases e parágrafos são construídos.

10// Escreva conteúdo relevante

Escreva conteúdo relevante para o seu público e veja as visualizações aumentarem. Observe quais as palavras-chave os leitores buscam para chegar a seu blog e comece a trabalhar por aí, explorando o nicho que você escolheu e entregando o conteúdo que sua audiência espera.

E foram essas as dicas que eu tinha para passar para vocês. O que acharam delas? Alguma que vocês desconheciam ou davam pouca importância? Nos mande uma mensagem nos comentários, pois adoraríamos saber a sua opinião sobre a postagem!

Caso queira complementar o assunto, leia também 10 dicas para aumentar as visualizações do blog.

Até mais!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

Leia mais sobre blogblogosferadicas
Gostou? compartilhe
postado por
Nayara

Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.

  1. Claudia Andreani 26/01/2017

    Adorei as Dicas Meninas ❤ Seu Blog é muito lindo , parabéns , beijos
    http://portrasdacaneca.blogspot.com/

    • Nayara Brito respondeu Claudia Andreani 29/01/2017

      Que bom que gostou, Cláudia. E muito obrigada. 😀

  2. Marina Menezes 27/01/2017

    Amei as dicas! Principalmente a número 10. Dá um bom ponto de partida de por onde começar, e ainda ajuda a gente a ter sempre conteúdo pra postar. A das fotos grandes também é ótimo, meu blog ficou com uma carinha mais séria depois que passei a usar uma imagem que ocupava a largura toda, faz muita diferença!

    Bjs!
    http://www.31demarco.com/

    • Nayara Brito respondeu Marina Menezes 29/01/2017

      É muito importante a imagem ocupar toda a largura. Pode parecer que é coisa boba, mas a redução da taxa de rejeição é perceptível.
      Obrigada pelo comentário! 😀

  3. Giovana Tomé 30/01/2017

    Ai adorei, principalmente as táticas de SEO , muito útil esse post! Também acho os títulos fundamentais!
    Beijos, Gi.
    http://www.Girlsabout.blogspot.com

    • Nayara Brito respondeu Giovana Tomé 01/02/2017

      Sim, uma das coisas que se deve prestar mais atenção é à escolha do título do post. É fundamental para se conseguir muitas visualizações, além de um bom SEO, é claro.
      Obrigada pelo comentário, Gi! Fico muito feliz por você ter gostado do post! 😀