Ilustração
Fizemos uma animação 2D
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Ilustração
Usando bico de pena pela primeira vez
Continue Lendo

Não sei o que as pessoas vêem na Branca de Neve ou em sua estória. Eu sei, vocês vão me falar que é um importante conto dos Irmãos Grimm, que é primeiro filme de conto de fadas da Disney, rotogravura…, mas não podemos negar que a bichinha é sem-graça pra caramba. Mas como eu estou numa vibe de desenhar princesas, não pude deixar de desenhá-la também; não só isso, também decidi fazer um experimento: decidi desenhar a Branca e pintá-la usando variados métodos de pintura digital e tradicional.

Branca de Neve

Primeiramente este é o esboço (vejam como eu risco pra caramba o papel, e forte). Depois eu passei para 2 papéis sulfite normais e uma folha especial para uso de marcadores, tudo com a ajuda de uma “mesa de luz” (na minha casa tem uma mesa de vidro próxima à uma tomada, daí eu peguei minha luminária e a liguei embaixo da mesa, formando uma mesa de luz)

1º Desenho – Marcador 

Branca de Neve

Este desenho foi copiado para um papel especial com o uso de uma mesa de luz e depois foi contornado com caneta nanquim. Não possuo muitos marcadores, só 16, por isso algumas cores não ficaram fiéis à vestimenta da personagem.

 

2º Desenho – Aquarela

Branca de Neve

Este foi o segundo desenho. Não usei papel de gramatura alta, usei um sulfite mesmo, porque não consegui transferir o desenho mesmo com a luz da luminária. O papel enrugou um pouco, mas isso já era esperado. Bem, gostei do efeito do corsete dela.

 

3º Desenho – Lápis de cor

Branca de Neve

Eu amo pintar meus desenhos com lápis de cor, mas o único problema é que só fica bonito ao vivo! Quando eu escaneio um desenho pintado com lápis de cor, fica muito borrado, feio, e mesmo dando uma arrumada no Photoshop, não muda muita coisa. E foi isso que aconteceu com esse aqui.

 

4º Desenho – Pintura Digital

Branca de Neve

Esse foi o último e mais demorado da série. Pintei no Paint Tool SAI, que eu acho bem mais fácil que o Photoshop. Como sempre, dei mais enfoque no rosto do que no restante do corpo. Ficou muito diferente dos demais, porque a ilustração escaneada estava bem clarinha e quando fui fazer o contorno no software, não conseguia ver direito as linhas.

Vejam como cada desenho ficou bem diferente do esboço que serviu de base. Mesmo usando a mesa de luz ou o escaner, se perde muitas informações com a transferência do traçado, ou seja, nenhum desenho é igual a um outro mesmo copiando por cima.

 

Eu gostei mais da Branca de Neve pintada com marcador. E vocês, de qual gostaram mais? Deixem sua resposta nos comentários.

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. Alicek Kyo 14/07/2012

    lapis de cor normal adorei lindooooooooooooooooooooooooo
    desenha a poncahontas *_* desenha os principes bonitões XDDDD vcs são 10000

  2. House-382 14/07/2012

    Pode deixar, a próxima princesa será a Poca. Obrigada pelo comentário, PP.

  3. Flávio Pala 14/07/2012

    Sou suspeito para falar porque AMO aquarela, e acho que foi o desenho mais “fresco”, rs. E acho que para a Branca de Neve (que é minha princesa favorita *-*), esse ar de quem acordou e comeu um pêssego é fundamental! Mas todos estão lindos, como sempre. Você é uma excelente ilustradora!

  4. House-382 14/07/2012

    Vou desenhar os príncipes tbm!!!

  5. House-382 14/07/2012

    Obrigada, Flávio!!!

  6. Bem legal! gostei do com marcadores. Vc pode também misturar as técnicas, usar lápis, aquarela e marcador por exemplo. Pastel tbm é massa.

  7. House-382 16/07/2012

    Sim, anotei sua sugestão. Vou fazer um desenho misturando várias técnicas. Obrigada, João Paulo.