Ilustração

Como eu uso o Paint Tool SAI

14 de junho, 2017 por

Olá, pessoal, como vocês estão?

Fazia bastante tempo que eu e a Mariana não postávamos ilustrações nossas aqui no blog, né? Ainda bem que nos últimos dias arranjei um tempinho para desenhar e, finalmente, consegui atualizar a sessão de ilustração do Gema, que é, com certeza, a minha favorita.

A ideia para a ilustração veio do Pinterest: eu estava pesquisando por balões e boias divertidas por lá e acabei ficando com muita vontade de desenhar um monte deles em um cartão de aniversário. Além disso, pensei que seria muito desafiador tentar reproduzir o efeito metalizado/ inflável com as minhas técnicas de pintura digital.

Depois que eu decidi o que queria ilustrar (uma menina segurando balões), procurei por imagens que pudessem me inspirar, e o painel abaixo mostra algumas delas.

Me inspirei no moodboard acima, mas utilizei somente uma imagem como referência: a dos balões escrito YAY, porque queria reproduzir o brilho metalizado com bastante realismo no meu desenho.

Como sempre, tanto o contorno quanto a pintura foram feitos no Paint Tool SAI, que é a minha ferramenta preferida de pintura digital, porque além de ser super fácil de usar, ela também é leve e versátil.

Passo-a-passo: como eu uso o Paint Tool SAI

Antes de qualquer coisa, eu começo a esboçar livremente usando a ferramenta caneta do SAI. Depois que eu fico satisfeita com uma pose (o que pode demorar um bom tempo), finalizo o esboço acrescentando outros elementos, no caso da ilustração acima, os balões e as roupas da personagem. Eu acabei excluindo a camada do esboço sem querer durante o processo de pintura, por isso não vai dar para mostrar para vocês como ficou, mas geralmente é uma camada com muitos riscos, de várias cores, que fica até difícil identificar o que é o quê!

1// Depois que finalizei o esboço, eu criei uma nova camada e fiz o contorno com a ferramenta caneta, resultando na imagem 1 do painel acima. Para se conseguir um traçado limpo e homogêneo, basta fazer traços rápidos com a caneta da sua mesa digitalizadora.

2// Terminado o contorno, comecei a preencher as áreas com cores chapadas — pintei a base dos balões, das roupas, da pele e dos cabelos da personagem. Escolhi uma paleta de cores pastel, inspirada no painel de imagens.

3// Como eu queria um sombreado duro, usei a mesma ferramenta do traçado e da pintura: a caneta. Delimitei as áreas de sombras e preenchi com cores mais escuras que a cor da base. Nos balões, usei a ferramenta airbrush para fazer os brilhos brancos.

Esse é basicamente o meu processo de pintura atual. Fazendo um sombreado duro, economizo bastante tempo, o que não aconteceria se eu usasse a técnica de degradê, que é mais demorado porque é preciso mesclar as cores e formar um gradiente homogêneo. Para vocês terem uma ideia, demorei menos de uma hora para finalizar essa ilustração e se eu tivesse optado por fazer sombras em degradê, demoraria mais de duas horas!

Eu fiquei bastante satisfeita com o resultado final da ilustração; ficou bem do jeito que eu queria. Fazia muito tempo que eu não ilustrava por hobbie, somente a trabalho, e a sensação de liberdade que se tem em produzir uma coisa própria é indescritível. Espero ter mais tempo nos próximos dias para desenhar o que eu bem quiser! 😀

O que vocês acharam da ilustração e do post de hoje? Sentiram dificuldade em acompanhar o processo de pintura digital? Pode parecer difícil a princípio, mas é realmente simples como eu mostrei para vocês. Se alguém tiver qualquer dúvida nesse processo, é só deixar um comentário aqui embaixo, ok?

Até a próxima!

Previous Post Next Post
  • Arthur Lacau de Sá

    Mal vejo a hora de eu comprar minha TABLET!

    • Nayara Brito

      Oi, Arthur, tudo bem? Qual o modelo que você está pensando em comprar? Eu já tive uma Bamboo e uma Intuos da Wacom e as duas são muito boas. Deixo a minha sugestão pra você! 😀