Fotografia
6 on 6: março de 2017
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração
Continue Lendo

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Seja qual for o tema do seu blog — moda, gastronomia ou apenas design em geral —, existem algumas dicas cruciais para se dar bem no mundo das redes sociais e definir uma identidade própria para o seu canal ou blog.  Neste post, te daremos quatro dicas fáceis que você pode aplicar hoje mesmo.

1// Defina uma cartela de cores

Isso é mais comum para perfis no Instagram, mas se aplica a todas as redes sociais. Muitas vezes, vemos influenciadores publicando conteúdos que parecem isolados do resto. Em vez de pensar em conteúdos assim, tente pensar em um contexto geral e em como as postagens se comunicarão entre si. Um bom ponto de partida é definir uma cartela de cores e um design consistente. Assim, a primeira impressão que um leitor terá quando chegar ao seu blog será de coesão em vez de pedaços desconexos. A empresa de delivery de comida Pedidosja, por exemplo, atualizou seu feed no Instagram e passou a utilizar imagens em tons fortes, criando uma identidade bem marcante para a página.

2// Tire proveito de temas populares

Embora possam parecer clichês, animais fofos, pratos de comida, cafés, e viagens são temas que atraem o interesse das pessoas; e os perfis mais bem sucedidos costumam relacionar seu tema central com um desses assuntos populares. Mesmo que não exista uma conexão aparente, sempre se pode encontrar um fio condutor para se aproveitar de temas de interesses geral. Dê uma olhada no perfil do Andrew Knapp e seu parceiro de viagem, o cãozinho Momo, e descubra tudo sobre suas aventuras aqui.

3// Seja consistente

Você quer que as pessoas se acostumem com o seu conteúdo e, para fazer isso é preciso manter um certo grau de regularidade no que se refere à quantidade e frequência de posts, assim como os assuntos abordados. Fica totalmente a seu critério postar duas, três vezes por semana ou todos os dias, mas assim que estabelecer um ritmo e encontrar o estilo para o seu conteúdo, tente permanecer fiel a eles.

4// Crie uma “voz” para o seu canal

Thomas Jefferson dizia que uma diferença de opiniões, de religião ou de filosofia não deveria ser um motivo para se separar de um amigo. Opiniões divergentes abrem nossa cabeça, nos tiram da nossa bolha e nos permitem conhecer outros pontos de vista. Portanto, deixe bem claras as suas em seus textos. Desenvolva uma identidade para as suas postagens e se posicione sobre os assuntos referentes ao universo do seu blog. Se fizer isso de maneira educada e construtiva, as pessoas irão parar para ouvir o que tem a dizer. Um bom exemplo disso é Iskra Lawrence. Ela é modelo plus-size e seus perfis nas redes sociais focam em torno do conceito de que todo mundo é lindo, independentemente de seu peso e medidas.

O que vocês acharam dessas dicas? Nos deixe sua opinião aqui nos comentários!

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. Thay Moretti 10/08/2017

    Adorei todas as dicas. Mas, às vezes é bem difícil definir um “nicho” para as minhas redes sociais pelo menos. Pensei em fazer um segundo instagram para só postar conteúdo voltado pro blog, mas ainda assim busco “manter o feed” no meu. Quem me dera conseguir tudo isso estrategicamente definido como a maioria dos bloggers 🙁

    • Nayara Brito respondeu Thay Moretti 11/08/2017

      Sim, é realmente difícil definir um nicho, mas pense no que você gosta de fazer e foque nisso. Assim, você se mantém motivada para trabalhar com o mesmo conteúdo por muito mais tempo. Eu, por exemplo, adoro ilustração, marketing digital e design, e é por isso que eu foco nesses temas quando post no blog. Mas, de vez em quando, eu não resisto e posto alguma coisa mais pessoal. Se manter consistente é difícil, mas vale o esforço. 😀
      Manter o feed organizado é muito importante para definir uma identidade visual, mas eu já estou percebendo uma tendência em abandonar essa regra. Você já percebeu algo nesse sentido?
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      • Thay Moretti respondeu Nayara Brito 11/08/2017

        Percebi o abandono das cores perfeitas e das fotos “combinadinhas”. Porém, sei lá, ainda me atraio muito por feeds em sintonia como o da Melina Souza, onde as cores parecem que casam sabe? Acho lindo de se ver, talvez por ser comunicadora e também ter facilidade com design assim como você. Tento manter meu feed em tons de marrom e vem dando certo. O único problema é que às vezes deixo de postar alguma foto especial com algumx amigx por conta disso…

        • Nayara Brito respondeu Thay Moretti 11/08/2017

          Também acho o feed dela maravilhoso, mas não tenho essa disciplina para manter tudo bonito e organizado….quem me dera!
          Ah, qual o seu Instagram? Fiquei curiosa para ver as suas fotos! 😀

          • Thay Moretti respondeu Nayara Brito 13/08/2017

            É @thaymoretti Nay! ☺️

          • Nayara Brito respondeu Thay Moretti 13/08/2017

            Nossa, que feed maravilhoso, Thay!! Muito organizado! Lindo demais! Já estou seguindo. 😀