Fotografia
6 on 6: março de 2017
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração
Continue Lendo

Muitas pessoas têm me perguntado sobre técnicas de pintura digital nas redes sociais, e por isso decidi fazer essa postagem com alguns dos vídeos que me ajudaram quando eu estava começando a praticar. Coletei vídeos que abrangem desde o modo iniciante ao avançado.

Vamos lá!

#1 Como usar o Paint Tool SAI: Iniciante

Se você sempre quis pintar digitalmente e até hoje não tomou coragem, acredite, esse é o sinal que faltava para você começar. No vídeo abaixo, o grupo TheWalkerDesenhos ensina as ferramentas e noções básicas do Paint Tool SAI, um dos softwares mais fáceis de se operar. Quer aprender? Veja o vídeo abaixo, totalmente em português.

#2 Como usar o Paint Tool SAI: Avançado

Agora que você já sabe como funcionam as ferramentas do Paint Tool SAI e já se sente seguro para avançar um pouquinho, é hora de aprender as técnicas avançadas. Vem comigo.

#3 Pintura com o Paint Tool SAI comentado

Uma vez que já estamos familiarizados com a interface do software, vamos aprender, de fato, a pintar. Esse é um bom tutorial de pintura, porque além de não ser um vídeo super corrido, daqueles que a gente mal consegue ver o cursor, ele ainda é narrado em inglês. Se você tem o domínio da língua, ótimo: vai ser mais fácil aprender a técnica, que utiliza basicamente o pincel Marker. Mas se você não fala inglês, não se preocupe, com um pouquinho de atenção dá pra acompanhar os passos do ilustrador.

Para que se consiga aplicar os ensinamentos do tutorial, não se esqueça de verificar se as suas configurações do Marker estão como as do vídeo acima  (não entendeu o que isto quer dizer ou não sabe como mudar as configurações?, veja o vídeo Como usar o Paint Tool SAI: Avançado).

#4 Pintura com a ferramenta Marker (marcador)

Esse vídeo foi selecionado porque ele mostra como o Marker é versátil, usado desde a pintura de base até os sombreados e mesclagem.

 #5 Pintura com pincéis variados

Este foi um dos primeiros vídeos que assisti e um dos responsáveis por eu me interessar pelo Paint Tool SAI. O vídeo tem boa qualidade e velocidade, e o ilustrador escreve algumas instruções em inglês conforme pinta o desenho.

#6 Pintura com a ferramenta Pen

Caso você tenha achado que o Marker não é para você ou não combina com seu estilo, o vídeo abaixo é um exemplo de pintura de base com o brush Pen e mesclagem com o brush Water.

#7 Pintura com Pen e Marker

Semelhante ao anterior, este vídeo é um exemplo de pintura de base com o brush Pen e mesclagem com o Marker.
Espero que os vídeos sejam de grande valia para o aprendizado da pintura digital, que, assim como a tradicional, necessita de muito empenho e prática. Treine bastante e perceba quais pincéis você se sente mais confortável em usar. Complemente seus conhecimentos assistindo mais vídeos, lendo tutoriais na internet (o DeviantArt é ótimo para isso) e lógico, praticando muito!

Eu particularmente aprendi a pintar dessa forma, vendo speedpaintig, copiando as configurações dos pincéis e tentando replicar.

Enquanto eu preparo o meu próprio vídeo tutorial, clique no link [Tutorial] – Paint Tool SAI, onde eu explico de forma simplificada  meu método, que difere um tantinho dos mostrados nos vídeos.

Espero que gostem.

 

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. […] Dicas de pintura com Paint Tool SAI // Tutorial: Paint Tool SAI […]

  2. […] meus pincéis para pintar com Paint Tool SAI. Eu dei uma leve explicada em como se configura em [Digital] – Dicas de pintura com o Paint Tool SAI, mas não falei os valores dos pincéis em específico, já que decidi dedicar uma postagem […]