Viagem
Conhecendo o Chile de norte a sul
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Ilustração
Usando bico de pena pela primeira vez
Continue Lendo

Katniss Everdeen

Como prometido, trago hoje o passo a passo de pintura da personagem Katniss Everdeen feita para a sessão Batalha das Heroínas. O processo foi bastante rápido, durou cerca de 3 horas, um tempo ainda bom pra quem não tem muita prática.

Passo a passo Pintura Katniss Everdeen

Como sempre, não me atentei muito ao traçado. Costumo fazer um esboço bastante simples, às vezes até torto, com o intuito de somente me dar uma orientação para a pintura. Gasto no máximo dez minutos e já parto para a pintura. Prefiro fazer os ajustes na pintura do que no esboço.

Terminado o contorno, começo a pintura. Uso um brush que eu chamei de Pele, cujas configurações foram apresentadas no post [Digital] – Meus pincéis para Paint Tool SAI junto com os outros pincéis usados nesse tutorial. Com ele, pincelo as áreas com as cores que eu quero, respeitando a luz e a sombra, geralmente observando uma imagem de referência. Pode ser uma fotografia ou uma ilustração com uma paleta de cores que me agrade.

Depois de marcadas as regiões com as cores que eu quero, eu uso um brush que eu chamei de Blend para mesclá-las. Ele vai deixar a pele sem textura, lisa, o que não é interessante quando seu estilo é semirrealista. Para dar um aspecto mais real de pele, uso um brush chamado Poros para isso.

Katniss Everdeen

Continuo com o pincel Pele reduzido para dar mais realismo à pintura. Faço os detalhes em uma camada à parte até ficar satisfeita com resultado, quando mesclo com a camada debaixo. Se eu preciso de um pincel rígido, por exemplo para fazer os cílios e as sobrancelhas, uso a ferramenta Pen. O importante é você estar familiarizado com os brushes para que você perceba qual é o ideal para determinada área. Assista vídeos de ilustradores que você gosta e observe como eles os utilizam.

Katniss Everdeen

Uma pequena explicação: como o intuito da ilustração era uma representação rápida da personagem Katniss, não me preocupei com detalhes na roupa, porque o enfoque era no rosto.
Usei o brush Cabelo para demarcar a área de base, e em seguida, o Brush (configuração padrão) uns tons abaixo da cor de base para os detalhes. Por fim, usei o Pen para alguns fios de cabelo soltos. Nota: perceba que quanto mais detalhes se quer, menor o brush e mais duro ele é.

Katniss Everdeen

Por fim, fiz alguns ajustes com o Pele reduzido e utilizei o Airbrush para alguns gradientes de cor.

Bônus: presentinho para quem leu a postagem até o fim.

Katniss Everdeen Passo a passo de pintura

A próxima postagem dessa sessão será a personagem Tris Prior que perdeu para a Katniss na Batalha das Heroínas.

Até lá.

 

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. Jayziela Jessica 21/05/2015

    Conheci o blog hoje e já estou adorando. Parabéns! Seus desenhos e posts são maravilhosos!