Viagem
Conhecendo o Chile de norte a sul
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração

Ilustração

Continue Lendo

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Depois de dar uma olhada no meu computador antigo, descobri que tenho vários desenhos prontos que nunca foram publicados. Decidi que vou postá-los de pouquinho em pouquinho aqui no blog, por que, afinal, ninguém merece ficar com tanto conteúdo escondido num HD, não é?

Não me lembro exatamente de quando as ilustrações abaixo são, mas sei que foram desenvolvidas para estampar um conjunto de almofadas que eu e a Mariana queríamos confeccionar para o estúdio. A ideia era sublimá-las em um tecido sintético e decorar a borda das almofadas com borlas e lantejoulas, mas acabou que não tocamos o projeto para frente, e eu fiquei com as ilustras acumulando poeira no meu computador.

Para essa série de ilustrações, combinei preto e branco, motivos galácticos e misticismo, porque queria seguir uma tendência mais modern witches para combinar com veludo, que foi o tecido escolhido. Como sempre, tanto o contorno quanto a pintura foram feitos no Paint Tool SAI, que é o meu software de ilustração digital favorito. Usei a ferramenta Caneta para o contorno, para preencher os espaços em preto e para ilustrar os corpos celestes.

Inicialmente, tentei fazer esse desenho no Photoshop, mas o meu tablet (Intuos 4, da Wacom) não funcionou com a versão do Photoshop que eu uso. O traço demorou a aparecer, a tela ficou piscando, as cores não mesclaram, enfim, uma bagunça só! Acabei desistindo de usar o Photoshop e parti para o SAI. Melhor decisão da vida!

Espero que tenham gostado do post de hoje! De qual personagem gostaram mais, da primeira, segunda ou terceira? Nos deixe sua opinião nos comentários! Caso queiram que eu desenhe algo específico, não hesite em deixar sua sugestão, ok?

Ate mais!

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
Continue Lendo

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Faz bastante tempo que eu e a Mariana não atualizamos o blog, não é? Mas agora as coisas vão mudar, porque finalmente conseguimos uma folga para movimentar as coisas por aqui! A verdade é que nós duas estivemos estudando para um concurso público desde de fevereiro deste ano e, por causa disso, não conseguimos atualizar o blog como queríamos. Mas, enquanto estávamos nesse processo, decidimos mudar o layout do blog para que ele ficasse lindo (e motivador) para começarmos a postar depois da prova, que, por sinal, aconteceu ontem. Além disso, mudamos também de computador, porque os notebooks que usávamos já estavam velhinhos e não estavam suportando os programas que costumamos usar.

E por falar em computadores, enquanto vasculhava o meu notebook antigo para saber o que tinha lá, encontrei uma ilustração que usei como capa de um caderno da Minka Winka. Achei que seria legal mostrar para vocês um pouquinho do meu processo criativo.

Como o caderno fazia parte da coleção Volta às Aulas da Minka Winka, queríamos que o tema remetesse à vida escolar. Por isso, selecionamos algumas imagens que pudessem nos auxiliar no processo criativo e montamos um painel, semelhante a esse aqui embaixo:

Do painel, retiramos algumas ideias que poderiam nos ajudar no desenvolvimento da ilustração. Pensamos que seria legal ter uma menina descolada, bem tumblr, na frente de um armário rosa, com acessórios modernos e muita atitude.

Pesquisando no Pinterest, encontrei essa fotografia (à esquerda) de uma revista japonesa e, na hora, pensei: “essa menina é a nossa Tumblr Girl!”. Tanto a pose quanto a atitude era aquilo que eu estava procurando.

Processo criativo

Gostei muito da pose da modelo e, por isso, não mudei praticamente nada ao usá-la como referência. Fiz a minha personagem na mesma pose e prestei atenção nos detalhes para representar com bastante fidelidade.

Como de costume, usei a ferramenta “caneta” do Paint Tool SAI para fazer o contorno. No entanto, depois de pronta a lineart, não gostei de como ficou a jaqueta de tactel e nem do comprimento da saia.

A imagem 1 do painel acima mostra a primeira finalização do desenho. A personagem ainda estava vestida com um casaco de tactel e a saia estava muito comprida. Depois das alterações que eu comentei, a ilustração ficou conforme mostra a imagem 2. Desenhei a jaqueta bem larga, diminuí a saia e dei mais movimento a ela acrescentando dobras no tecido. Além disso, adicionei um piercing no septo estilo indiano e preenchi a jaqueta com acessórios.

Depois de finalizado o contorno, desenhei o armário no Ilustrator, em vetor, e colei em uma camada abaixo da minha lineart da personagem.

Fiz a pintura em pouquíssimo tempo. Selecionei áreas a serem pintadas e preenchi com cores chapadas, porque queria um estilo mais simples e sem sombras. A imagem 3 mostra a ilustração finalizada.

O que vocês acharam do processo criativo? E da ilustração? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixem de nos deixar um comentário, ok?

Até mais!

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
Continue Lendo
Você é ilustrador e quer aprender a pintar com Paint Tool SAI? Então acesse o link acima e confira o passo-a-passo de pintura digital e veja como eu uso o Paint Tool SAI para desenhar. Não perca mais tempo e aprenda a fazer desenhos cada vez mais rápidos.
Continue Lendo
Olá, pessoal. Tudo bem? Quando a Mariana escreveu o 7 dicas imperdíveis para colorir com lápis de cor #1, nós duas não tínhamos feito nenhum curso de pintura com lápis de cor e, portanto, as técnicas apresentadas eram fruto da nossa experiência prática de anos de desenho. Mas hoje, depois de ter feito um extenso curso de pintura com lápis de cor voltado para ilustração científica, sinto que temos muito...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Eu e a Mariana passamos alguns dias sem postar porque estávamos trabalhando duro para reformar o nosso estúdio e o layout do blog (espero que vocês tenham gostado), mas finalmente terminamos! Vamos fazer uma série de posts e vídeos de DIY mostrando como estamos decorando o nosso cantinho, e vou começar o post de hoje mostrando o primeiro projeto de decoração que fizemos. Espero que vocês gostem!...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Qual foi a minha surpresa quando eu vi a reinterpretação dos contos de fadas para a cultura coreana? Eu pirei, é claro! A artista responsável por esse belíssimo trabalho é a Na Young Wu, conhecida como Obsidian, que ilustrou cenas dos contos a Branca de Neve, A Rainha da Neve, O Lago dos Cisnes, A Princesa e o Sapo, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Quando eu vi o trabalho de J. Scott Campbell no DeviantArt, fiquei maravilhada, principalmente, com a série de ilustrações que ele fez das vilãs e das princesas (na verdade nem todas são princesas, mas o termo já é tão popular que eu deixo assim mesmo). Ele ilustrou a Alice, a Branca de Neve, a Aurora, a Ariel, a Cinderela e a Rapunzel, todas...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Eu sei que muita gente que frequenta o Gema adora as personagens da Disney-Pixar, assim como eu e a Mariana.  Depois que vi as “princesas” e seus “príncipes” todos arrumadinhos para o baile de formatura ilustrados pela talentosa Kathryn Hudson, não resisti e decidi publicar aqui no blog. Vejam se não são uma graça? Eu adorei cada um dos casais, principalmente a...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Navegando pela internet, eu encontrei o trabalho de Jen Bartel, que ilustrou as cinco principais Sailors com roupas superdescoladas e modernas. Eu adorei a versão da artista, principalmente o seu traço realista, e fiquei muito encantada com as ilustrações. Vejam só! Sailor Moon foi o primeiro animê que eu assistimos na vida, e foi o responsável por fazer, tanto eu quanto a Mariana,...
Continue Lendo
Olá, pessoal. Como vocês estão? Hoje eu trago para vocês o incrível trabalho do artista e designer Richard J. Evans, que homenageou o estúdio Ghibli com uma série de ilustrações retratando os principais lançamentos do estúdio desde Nausicaä, de 1984, até Vidas ao Vento, de 2013. 1// Nausicaä do Vale do Vento (1984)   2// O Castelo no céu (1986)   3// Meu vizinho Totoro (1988)   4// Serviço de entregas da Kiki (1989)  ...