Dicas Ilustração

7 dicas imperdíveis para colorir com lápis de cor #1

23 de maio, 2014 por

Olá, pessoal. Tudo bem?
Quem me conhece sabe que adoro fazer desenhos tradicionais e pintá-los com lápis de cor. Essa minha paixão começou quando eu ainda era bem pequena e, desde então, o lápis de cor sempre foi meu companheiro.

Aprendi na marra a pintar, nunca fiz curso e nem nada parecido, e por isso, nesses anos de experiência, desenvolvi algumas técnicas próprias até a pintura se tornar algo natural para mim.

Ninguém nunca vai dominar a técnica de pintar, mas se pode adquirir certa qualidade, com muito esforço, estudo e dedicação. Que tal compartilharmos nossos conhecimento a cerca da arte de colorir e aprendermos juntos diferentes truques?

Me contem suas dicas, as marcas que usam, tipos de papel, e continuem lendo que logo abaixo eu conto meus macetes.

Dicas para colorir com lápis de cor

1// Papel

Dependendo da época do ano, as folhas de papel estão com muita umidade, dificultando a pintura. Nesse estado, os papéis não desgastam tanto o lápis de cor, fazendo com que você demore mais a pintar determinada área. Além disso, dependendo da pressão que você põe no lápis, “barrigas” vão se formando na área pintada. Um truque que sempre uso é passar o papel com ferro de passar roupa. É ótimo! Façam isso e vocês vão sentir a diferença. Ah! E antes que me esqueça, costumo utilizar o papel sulfite comum da Chamex, desses que vem em resmas.

2// Superfície

Escolha sempre uma superfície lisa e dura para pintar. Há quem goste de pintar sobre a prancheta ou até mesmo sobre a pilha de papel, mas a dica aqui é a seguinte: tente sempre pintar em uma superfície de vidro. Por quê? Porque essas superfícies não são ásperas e, assim, as marcas do lápis não ficam tão evidentes, tornando a pintura mais homogênea.

3// Lápis de cor

Possuo três marcas de lápis de cor: Faber Castell, Prisma Color e Caran D’ache, e as três possuem características muito distintas entre si. A Faber Castell possui lápis mais duros se comparados às outras e, por demorarem mais a desgastar, permite que a pessoa controle a intensidade da cor, o que dá menos margem para erros. Por possuírem essa característica, gosto sempre de fazer a base da pele, cabelo e roupas com esses lápis.

A marca Prisma Color tem lápis muito macios, necessitando de pouca pressão para conseguir tons mais escuros. Por causa dessa característica, não costumo utilizá-los como cor base da pele, por exemplo. Utilizo para sombras e pequenos detalhes.

Os lápis Caran D’ache são um caso à parte. Eles possuem cores que não são comuns aqui no Brasil e, por causa disso, uso sem critério, aproveitando a pigmentação conforme vou pesando a mão.

lapis-de-cor_1

4// Esfuminho

Esfuminho é um rolo de papel em forma de lápis que tem como função tornar mais uniforme o grafite, mesclando a pintura até ficar homogênea. Esse material é mais indicado para lápis grafite, mas nada impede que seja utilizado em pintura com lápis de cor. É necessária muita força no pulso e paciência, mas juro que no final o efeito fica lindo.

5// Lápis branco

Muitas pessoas se perguntam qual a verdadeira função do lápis branco. A resposta é muito simples: pintar branco em papéis coloridos. Sim! Essa é a função dele, como a de qualquer outro lápis. Mas o que vou falar agora é uma dica preciosa. Por que não utilizar o lápis branco como esfuminho? E é essa a função que eu dou para eles. Sempre que pinto uma área e vejo que não ficou tão uniforme a pintura, já venho com o lápis branco e mesclo as cores. É batata!

6// Movimentos

O movimento feito ao colorir é fundamental para conseguir uma pintura uniforme. Utilizo três movimentos básicos: redondo, vai e vem e aperta e puxa.  O movimento redondo é utilizado para pintar áreas pequenas e com detalhes, o vai e vem é ideal para áreas maiores e o aperta e puxa é mais indicado para cabelos. Um detalhe importante é que sempre mudo a intensidade da cor. Em todos os movimentos eu começo pintando mais escuro e vou diminuindo a pressão para que a cor varie até o branco, facilitando para o mesclagem, o último passo.

lapis-de-cor_2

7// Mesclar

Para mesclar diferentes cores, eu começo colocando mais pressão no início e vou diminuindo até a cor chegar ao branco, tomando cuidado para a transição das cores ficar gradual. Depois disso, pego a segunda cor e repito o processo por cima, mas dessa vez com menos intensidade no início e mais pressão no final, para a cor mesclada ficar inteiramente com a mesma intensidade.
Esse é o método que utilizo para pintar meus desenhos e tenho me saído muito bem com ele. Espero que essas dicas funcionem para vocês também.

Caso tenha interesse em saber mais sobre esse assunto, acesse também 7 dicas imperdíveis para colorir com lápis de cor #1 e Materiais de desenho.

Obrigada pela visita e até mais!

 Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

Previous Post Next Post
  • Anonymous

    ualuaulalu aprendendo aqui ualuaula

  • Anonymous

    ualauualluaul pena que foi tarde que li ualualu

  • Oi!
    Adoro desenhar mas não sou talentosa, nem coordenada nem nada que alguém precise ser para desenhar haha mesmo assim, curti MUITO, não só essas dicas que já vão me ajudar, mas as ilustrações de vocês aqui! Todas são muito lindas, vocês certamente tem o dom para a arte.
    Beijos,
    Ana Luiza
    coisasafiins.blogspot.com

  • Muito obrigada pelo elogio, Aninha!
    Acredito que um pouco de talento ajuda na hora de desenhar, mas o que conta mesmo é o seu esforço e vontade de aprender. Se dedicando um pouquinho cada dia, você consegue resultados incríveis! Faça o teste e depois me conta!

  • Vickawaii

    Dicas valiosas mesmo <3 Eu gosto de desenhar, acho lindo desenho colorido, MAS eu gosto de desenhar mesmo, minha pintura fica igual a de uma criança de sete anos ashdiuahsduaihi

    Obviamente é por isso que eu não gosto de pintar T_T

    Queria saber quanto tempo em média demora para pintar, sei lá, um rosto (rosto e cabelo), porque eu sinto que sou muito apressada e isso atrapalha na hora de pintar.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    • Mariana Brito

      Olá, Vickawaii. Tudo bem? Depende bastante da técnica e do resultado que você quer obter no final. Eu levo em média 4 horas para pintar um desenho inteiro numa folha A4. Mas isso depende muito de como eu quero que fique no final. O rosto normalmente é a parte que demoro mais para pintar, porque gosto de bastante detalhe e perfeição, e por isso, acabo levando quase a metade do tempo da pintura somente nessa parte. Pintura é uma terapia. Não adianta você querer pintar e terminar na mesma hora. Não é assim. Você tem que pensar como uma ação relaxante e ir sem afobação. Sei que é difícil porque sempre ficamos ansiosos para ver o resultado final, né? Mas basta paciência para poder fazer uma pintura que você não se arrependa depois. Espero que eu tenha ajudado!

  • Shirley Rodrigues Diniz

    Adorei as dicas. Os Caran D’ache além de terem cores inusitadas para nós as minas são macias como os Prisma Colors?
    Você não gosta dos Koh I Noor?
    Bjks

    • Mariana Brito

      Olá, Shirley! Eu nunca usei lápis de cor da marca Koh I Noor, por isso não consigo dizer a minha opinião sobre eles. Os meus lápis de cor da Caran D’ache são bem mais macios do que os meus da Prismacolor linha escolar. Era isso que você gostaria de saber? Não entendi a sua pergunta direito. Desculpa!

  • Camila Lacerda

    Muito demais essas dicas!!
    Eu nunca gostei de pintar, mas acho lindo quem pinta e arrasa 🙂

    http://www.chaeamor.com

    • Nayara Brito

      Por que você não tenta? Acho que você vai se divertir muito.
      Obrigada!

  • Vanusa Crespo

    Achei as dicas muito interessantes e acho que daria um vídeo muito legal baseado nessas dicas…

    • Nayara Brito

      Oi, Vanusa! Já está no nosso plano! Em breve sairá no nosso canal. Fique de olho!

  • Pingback: Livros de colorir para adultos ~ Gema de Ovo | Ilustração()

  • Pingback: 7 dicas imperdíveis para colorir com lápis de cor | Colorindo Seu Stress()

  • Mariana Afonso

    Amei as dicas e vou testar !! :*

    • Nayara Brito

      Teste sim, Mariana. 😀

  • Pingback: 7 Dicas essenciais para Colorir com Lápis de Cor | Essência do Traço()

  • Marcelo Oliveira™

    eu gostei mt de suas dicas terminei meu desenho era um person. Madara Uchiha

    • Nayara Brito

      Muito legal, Marcelo.

  • tambem utilizo essas tecnicas 🙂