Fotografia
6 on 6: março de 2017
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Dicas
Dicas para atualizar a decoração
Continue Lendo

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Faz bastante tempo que eu e a Mariana não atualizamos o blog, não é? Mas agora as coisas vão mudar, porque finalmente conseguimos uma folga para movimentar as coisas por aqui! A verdade é que nós duas estivemos estudando para um concurso público desde de fevereiro deste ano e, por causa disso, não conseguimos atualizar o blog como queríamos. Mas, enquanto estávamos nesse processo, decidimos mudar o layout do blog para que ele ficasse lindo (e motivador) para começarmos a postar depois da prova, que, por sinal, aconteceu ontem. Além disso, mudamos também de computador, porque os notebooks que usávamos já estavam velhinhos e não estavam suportando os programas que costumamos usar.

E por falar em computadores, enquanto vasculhava o meu notebook antigo para saber o que tinha lá, encontrei uma ilustração que usei como capa de um caderno da Minka Winka. Achei que seria legal mostrar para vocês um pouquinho do meu processo criativo.

Como o caderno fazia parte da coleção Volta às Aulas da Minka Winka, queríamos que o tema remetesse à vida escolar. Por isso, selecionamos algumas imagens que pudessem nos auxiliar no processo criativo e montamos um painel, semelhante a esse aqui embaixo:

Do painel, retiramos algumas ideias que poderiam nos ajudar no desenvolvimento da ilustração. Pensamos que seria legal ter uma menina descolada, bem tumblr, na frente de um armário rosa, com acessórios modernos e muita atitude.

Pesquisando no Pinterest, encontrei essa fotografia (à esquerda) de uma revista japonesa e, na hora, pensei: “essa menina é a nossa Tumblr Girl!”. Tanto a pose quanto a atitude era aquilo que eu estava procurando.

Processo criativo

Gostei muito da pose da modelo e, por isso, não mudei praticamente nada ao usá-la como referência. Fiz a minha personagem na mesma pose e prestei atenção nos detalhes para representar com bastante fidelidade.

Como de costume, usei a ferramenta “caneta” do Paint Tool SAI para fazer o contorno. No entanto, depois de pronta a lineart, não gostei de como ficou a jaqueta de tactel e nem do comprimento da saia.

A imagem 1 do painel acima mostra a primeira finalização do desenho. A personagem ainda estava vestida com um casaco de tactel e a saia estava muito comprida. Depois das alterações que eu comentei, a ilustração ficou conforme mostra a imagem 2. Desenhei a jaqueta bem larga, diminuí a saia e dei mais movimento a ela acrescentando dobras no tecido. Além disso, adicionei um piercing no septo estilo indiano e preenchi a jaqueta com acessórios.

Depois de finalizado o contorno, desenhei o armário no Ilustrator, em vetor, e colei em uma camada abaixo da minha lineart da personagem.

Fiz a pintura em pouquíssimo tempo. Selecionei áreas a serem pintadas e preenchi com cores chapadas, porque queria um estilo mais simples e sem sombras. A imagem 3 mostra a ilustração finalizada.

O que vocês acharam do processo criativo? E da ilustração? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixem de nos deixar um comentário, ok?

Até mais!

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara

Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.

  1. Gabi 21/11/2017

    Oi Nayara
    Eu adoro o trabalho de vocês (eu ganhei o sorteio que você fizeram, amo as ilustras dos caderninhos lindos <3).
    Sem querer ser exigente, mas já sendo, postem mais sobre ilustração, por favor, haha
    bj bj

    • Nayara Brito respondeu Gabi 21/11/2017

      Oi, Gabi! Parabéns por ter vencido o concurso! <3
      Sim! Nós temos intenção de postar o processo criativo de várias ilustrações. Postaremos outro desenho nesta semana! Espero que goste! 😀

      Obrigada pelo comentário!

  2. Mari 22/11/2017

    Quanto tempo sem passar por aqui… e como o blog tá lindo! <3
    Amei! E adorei saber mais sobre o processo criativo. 🙂

    • Nayara Brito respondeu Mari 24/11/2017

      Oi, Mari! <3 Obrigada pela visita e pelo elogio! 😀
      Teremos mais posts nesse estilo em breve aqui no blog! 😀

  3. Carolina 23/11/2017

    Olá! Adoro o tutorial de vocês!
    Qual tamanho você utiliza geralmente pra abrir a imagem no Paint Tool?
    E na caneta, tem varias configurações, né? Tipo ponta da caneta, diametro, opacidade, qualidade, dureza, etc… Como que é a configuração de vocês? Desculpa tantas perguntas, é que to começando a desenhar lá, rs…
    <3

    • Nayara Brito respondeu Carolina 24/11/2017

      Oi, Carolina! Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo elogio! <3

      Quando vou ilustrar no Paint Tool SAI, eu geralmente começo com um arquivo grande, cerca de 2000x6000 (72dpi); dependendo da ilustração, o tamanho pode até ser maior. Faço o contorno com a caneta na configuração padrão (vou deixar um print para você ver as configurações da caneta que eu uso) e uso alguns brushes que eu mesma configurei para pintar. Fiz um post ensinando a configurar pincéis no Paint Tool SAI. Vou colocá-lo aqui embaixo:

      Post: http://www.gemadeovo.com.br/meus-pinceis-para-paint-tool-sai/
      Print do pincel Caneta: http://www.gemadeovo.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Caneta.png

      Sugiro que você dê uma olhadinha no post acima. Se ainda restar alguma dúvida, é só me mandar uma mensagem, ok?

      Até mais!