Browsing Category

OFF

OFF

Sorteio de aniversário do blog (finalizado)

20 de maio, 2017 por

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje, 27 de abril, é o dia em que comemoramos três aniversários: o meu, o da Mariana e o do blog! E para marcar o terceiro aniversário do Gema de Ovo, decidimos fazer um sorteio para presentear os nossos leitores com mimos que eu sei que vocês vão amar.

Querem ver quais são eles?

// Livro A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Bradley

Essa é a segunda participação da DarkSide Books, editora especializada em livros de terror e fantasia, em um sorteio aqui no Gema. Dessa vez, a editora nos cedeu um exemplar de A guerra que Salvou a minha vida, de Kimberly Bradley. Na hora que eu bati o olho na capa e li a sinopse, quis começar imediatamente a leitura! Olhem só do que se trata o livro:

Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. 

Parece bem interessante, né?

// Geleias da Mermeleia

Também firmamos parceria com a Mermeleia, loja online de geleias artesanais, que nos cedeu um pote de geleia no sabor pimenta dedo de moça e outra no sabor maçã com canela. Para quem não conhece, a empresa participou de uma recente edição da Caixa Cosmo e é a responsável pela criação da geleia de morango com glitter comestível.

// Adesivos e pin do Estúdio Anzol

O Estúdio Anzol contribuiu com diversos adesivos fofos e um pin de abacaxi lindíssimo que eu quis pegar pra mim! Não é por nada não, mas ele ficaria lindo na lapela de uma jaqueta jeans, né?

// Caderno Minka Winka

E por último, mas não menos importante, separamos o caderno Tumblr Girl da Minka Winka e dois mouse pads que confeccionamos há algum tempo para o sorteio. Além de serem produtos muito úteis, ainda ficam lindos decorando uma mesa de trabalho.

Para ganhar todos esses presentes é preciso seguir alguns passos:

1// Curtir a FanPage do blog Gema de Ovo (obrigatório)

2// Compartilhar o post na sua rede social favorita (opcional, mas de grande ajuda!)

3// Morar no Brasil

a Rafflecopter giveaway

O resultado sai no dia 20 de maio. Então, cruze os dedos e torça para ser o grande sorteado.

Mas enquanto a data não chega, que tal nos ajudar a divulgar o sorteio compartilhando essa postagem nas suas redes sociais? É só clicar nos ícones abaixo à esquerda e pronto!

É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado da surpresa e boa sorte a todos!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Resultado Concurso Destino dos Sonhos – Farfetch

18 de fevereiro, 2017 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Lembram-se do concurso Destino dos Sonhos da Farfetch que participamos no ano passado? É com grande alegria que anuncio que fomos das grandes vencedoras! O concurso tinha como objetivo criar uma wishlist com produtos da loja para levar para uma viagem dos sonhos, que poderia ser Los Angeles, Rio de Janeiro, Nova Iorque ou Tóquio. Como amamos o Japão, não poderíamos ter escolhido outro destino senão Tóquio, né?

Como prêmio pelo post, ganhamos um vale-compras para serem gastos na loja e definimos que cada uma poderia gastar metade. A Mariana escolheu o mesmo macacão da wishlist para Tóquio e eu optei por comprar roupas esportivas para academia.

Querem ver o que compramos?

//Macacão jeans — John John
//Short estampado para Adidas — Salinas
//Short estampado para Adidas — Salinas
//Blusa estampada — Salinas

A Mariana ficou contentíssima com o macacão novo e eu adorei as roupas para usar na academia. Agradeço a Farfetch pelo convite e não vejo a hora de estrear os presentes.

Espero que tenham gostado do post de hoje e até a próxima!

Até mais.

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Coisas aleatórias #2

25 de janeiro, 2017 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Faz um tempinho desde que eu postei o primeiro Coisas Aleatórias, né? Com a rotina corrida dos últimos meses, não estava conseguindo manter o blog atualizado como eu gostaria e, por isso, essa e outras seções do blog ficaram um pouco atrasadas. Ainda bem que agora estou me organizando melhor, e o plano de postar com mais frequência está a todo vapor!

Assim como o nome sugere, a ideia dessa série de posts é compartilhar com vocês coisas aleatórias que me despertaram o interesse no últimos tempos, sejam experiências, descobertas ou dicas para vocês.

1// Expansão de Os colonizadores de Catan

Já comentei no Gema em várias situações que eu e a Mariana somos viciadas em jogos de tabuleiro. Temos vários jogos aqui, como o Domínio de Carcassone, Village, War, Imagem & Ação, Perfil, Puerto Rico, Rummikub e, o que estamos jogando com mais frequência agora, Os colonizadores de Catan.

Catan é um jogo de coleta de matérias-primas em que os jogadores podem combinar recursos  (minério, trigo, madeira, ovelha e tijolo) para criar aldeias, cidades e estradas afim de juntar pontos. É um jogo bastante divertido, interativo e de diversas configurações, ou seja, nenhuma partida é igual à outra.

O único problema de Catan é o número reduzido de jogadores, até 4, e sempre tínhamos que nos revesar para jogar. Mas agora com a expansão, que aumenta a quantidade para 6, podemos todos nos divertir sem ter que ficar de próxima. Adorei!

2// Equipamentos fotográficos

Enfrentamos um problemão quando estávamos fotografando os produtos da Minka Winka: as fotos ficavam escuras e embaçadas demais. Por causa disso, decidimos investir em um par de softboxes para melhorar o aspecto das fotografias e, assim, retratar mais fielmente os produtos da marca.

Para quem não sabe, softbox é um equipamento fotográfico semelhante a uma sombrinha, que ilumina o objeto de forma branda, sem fazer sombras marcadas. É ótimo quando usado em par, cada um focando na diagonal do objeto, para formar o mínimo de sombras possível e iluminar a cena como um todo.

A mudança na qualidade das fotos depois que começamos a usar as softboxes é perceptível. Ficou tudo mais claro, destacado e limpo, e é com essas fotos que estamos montando o feed do Instagram da Minka Winka. Deem uma passadinha por lá para verem o resultado, está ficando lindo!

Compramos o equipamento no Mercado Livre e demorou cerca de oito dias para chegar na minha casa. A montagem foi bem fácil de fazer, bastou acoplar a lâmpada no bocal, abrir a sombrinha, esticar o tripé e grudar a tela difusora no velcro para ter um estúdio fotográfico prontinho para ser usado. Recomendo muito para quem trabalha com fotografia de produtos assim como eu.

3// 20th Century Boys

Eu era muito viciada em mangás e animes quando criança, mas esse hobby não me acompanhou depois da adolescência. Fiquei alguns anos sem ler qualquer quadrinho japonês porque estava muito ocupada com a faculdade e curtindo outras coisas, como blogs e j-rock. Mas então, há uns dois anos, estava conversando com meus amigos dizendo que sentia falta de histórias envolventes, e eles me falaram sobre 20th Century Boys, um dos mangás de suspense mais famosos do Japão. Como eu estava órfã de histórias boas, resolvi dar uma chance, apesar de o último mangá que tinha lido ter sido Death Note, lá em 2007. Pensei até que eu estava desacostumada a ler quadrinhos de trás para frente, mas a leitura fluiu mais rápido do que eu pensava, simplesmente porque eu não conseguia desgrudar os olhos daquele enredo! Sério, nunca tinha visto nada como 20th Century Boys, nem em livro, filme, série ou quadrinho.

O mangá conta a história de Kenji, um funcionário de uma mercearia frustrado, que descobre que oplano de destruição mundial que inventou com seus amigos na infância está sendo posto em prática por alguém intitulado Amigo. O plano, escrito durante suas brincadeiras em um caderno chamado Livro das Profecias, inclui a invasão de Tóquio por um robô gigante, a criação de uma seita messiânica e ataques com armas biológicas por todo o mundo. Quando um de seus amigos já adulto se suicida e fica claro que ele estava envolvido no Partido Democrático da Amizade, Kenji se depara com um culto que não vai medir esforços para destruir o mundo na chegada dos anos 2000. Cabe a Kenji e seus amigos salvar a todos e deter o Amigo antes que a humanidade seja destruída.

20th Century Boys é dito como um dos melhores mangás de suspense de todos os tempos, e se você gosta de histórias misteriosas, bem feitas e inovadoras, essa série é um prato cheio. Vale lembrar que ela foi criada por Naoki Urasawa, mais conhecido pelo seu trabalho em Monster, e foi nomeada várias vezes ao prêmio Eisner Awards. 20th Century Boys foi licenciada pela Panini, mas é facilmente encontrado na internet em português e inglês. Mais do que recomendado, obrigatório!

O que vocês acharam do post de hoje? Gostaram dos assuntos abordados nesse Coisas Aleatórias? Já conheciam Catan? E 20th Century Boys? Nos deixe sua opinião nos comentários, pois adoraríamos lê-la!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Os posts mais acessados de todos os tempos

11 de janeiro, 2017 por

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Todo início de ano eu e a Nayara fazemos uma avaliação do blog. Analisamos tudo, desde métricas, funcionalidades, assuntos mais comentados, layout e posts mais visualizados. Fazemos isso para entender mais o nosso público, e tentar trazer sempre um conteúdo rico, com personalidade e diversificado para vocês.

Em uma dessas pesquisas chegamos aos posts mais acessados de todos os tempos e foi interessante perceber que mais da metade se trata de posts relacionados à Ilustração. É bem verdade que o principal foco em meados de 2012 era Ilustração, mas naquele período vimos a necessidade de expandir para assunto mais gerais, como fotografia, literatura, viagens e filmes. E desde então o blog conta com essa tipo de conteúdo.

Vendo esse resultado comecei a refletir: será que não está na hora de voltarmos a falar mais sobre Ilustração? Vocês consideram esse um tema interessante ou acham que não, quanto mais geral, melhor? Escrevam a opinião de vocês nos comentários e, enquanto isso, fiquem com os post mais acessados de todos os tempos aqui no Gema de Ovo!

10 posts mais acessados de todos os tempos

1// 7 dicas imperdíveis para colorir com lápis de cor

Esse é, de longe, o post mais acessado do blog. Aqui dou 7 dicas que aprendi por experiência própria durante as minhas colorizações tradicionais. Garanto um colorido mais homogêneo ou o seu dinheiro de volta!

2// Dicas de pintura com Paint Tool SAI

As palavras-chaves mais usadas para chegar ao blog contêm pelo menos uma menção ao Paint Tool SAI e essas buscas convertem principalmente para o post acima. Nele apresento tutoriais de artistas que usam a ferramenta em suas ilustrações digitais.

3// Materiais de desenho

Esse é um post bem legal onde compartilhamos os materiais de desenho que utilizamos no nosso dia-a-dia. Conheça um pouco mais sobre cada um deles clicando no link acima.

4// Livro de colorir para adultos

Se teve uma febre que acometeu a blogosfera no ano de 2015 essa foi a dos livros de colorir. E tudo isso graças à talentosíssima Johanna Basford, com os livros Jardim Secreto e Floresta Encantada. O Gema de Ovo não passou imune ao novo fenômeno editorial e contou com diversos posts sobre o tema, inclusive o número 4 do nosso top 10.

5// Como aproveitar uma peça de roupa em 5 fantasias de carnaval

Não sou muito fã de carnaval, mas por outro lado, adoro montar uma fantasia. Como sei que nem todo mundo dispõe de tempo e dinheiro para elaborar um look carnavalesco, decidi propor 5 fantasias econômicas e práticas com uma peça-chave do seu guarda-roupa. Aproveite que o Carnaval está logo aí e se inspire com as dicas desse post.

6// Meus pincéis de Paint Tool Sai

Um dos softwares mais intuitivos e fáceis de usar para pintura digital é o Paint Tool SAI. Se você quer começar a explorar esse formato de ilustração e sempre teve dúvidas, recomendo muito o post acima, em que explico a criar pincéis para usar em qualquer tipo de ilustração.

7// Conhecendo o autor e suas obras: Carina Rissi

Conheço poucos escritores brasileiros contemporâneos que escrevem livros jovem-adultos com a qualidade que a Carina Rissi o faz. São livros jovens, divertidos, engraçados e que prometem ser um deleite para aqueles leitores que gostam de uma leitura mais leve. No post eu recomendo 5 livros imperdíveis da autora. Espero que gostem!

8// 7 fontes para se conhecer #2

Volta e meia precisamos atualizar a nossa pasta de fontes e, sempre que adquirimos uma tipografia que gostamos, compartilhamos aqui no blog a nossa nova descoberta. Pelo visto, os leitores do blog tem uma quedinha por fontes caligráficas, certo?

9// 5 jogos de tabuleiro da Grow que você precisa conhecer

Tenho um amor incondicional por jogos de tabuleiro e nesse post decidi compartilhar  o meu top 5 de jogos da marca brasileira Grow. Têm jogos de todos os estilos e para diferentes ocasiões, e o melhor, fáceis de encontrar em qualquer loja de brinquedos. Ótima pedida para fazer social com a galera!

10// Faça seu próprio Sketchbook

Eu e a Nay sempre gostamos de mexer com papel, não é a toa que estamos para lançar a nossa marca de produtos de papelaria. Mas essa paixão por papel vem bem de antes, como vocês podem ver no último post da lista. Em 2012 fizemos um dos nossos primeiros tutoriais aqui no blog, ensinando a fazer um sketchbook para desenho. E sabe de uma coisa? Embora as fotos não estejam lá grandes coisas, está tudo bem explicadinho para quem quiser tentar.

Esses são os posts mais acessados de todos os tempos do blog. Vocês já conheciam eles? Me contem nos comentários quais assuntos vocês mais se interessam.

Até mais!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

17 resoluções para 2017

31 de dezembro, 2016 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Com o novo ano se aproximando, aumentam as expectativas de como ele será. Eu nunca antes tinha sentido tantas boas expectativas para um ano específico, e é essa a sensação que tenho para 2017, de que ele será o ano da minha vida. Muitas coisas no final de 2016 caminharam para que 2017 seja esse ano que eu imagino — muitos projetos estão se concretizando, muitas parcerias estão sendo firmadas, muitas amizades estão sendo estabelecidas e muitas ideias estão se construindo. Por causa disso e de outras coisas, tenho plena certeza de que farei do próximo ano um período de bastante aprendizado e de crescimento pessoal e profissional.

Para que 2017 seja ótimo, estabeleci algumas metas que envolvem o blog, minha vida pessoal e projetos paralelos. Querem saber quais são elas?

// Resoluções para 2017

1. Lançar nossa empresa de produtos autorais — Um dos projetos que demos início quando voltamos do intercâmbio foi a nossa empresa de papelaria e materiais escolares. Desde então estamos tocando esse negócio, registrando marca, desenvolvendo os produtos, elaborando identidade visual, preparando plano de negócios, pesquisando fornecedores, fazendo cursos de empreendedorismo, estudando muito — ufa, é coisa que não acaba mais! Depois de quase oito meses, já temos protótipos prontos, uma lista de fornecedores de confiança e um mês de lançamento definido, janeiro de 2017. Estou super ansiosa para contar um pouco mais para vocês esse passo tão importante na minha vida.

2. Aproveitar as pequenas coisas da vida — Estive tão focada na nossa empresa nesses últimos meses que deixei de fazer muitas coisas simplesmente por estar pensando demais no empreendimento. Nesse próximo ano, pretendo aproveitar mais as oportunidades que surgem, curtir as pequenas coisas e conciliar melhor lazer e trabalho.

3. Inaugurar (de fato) o canal no Youtube — Vocês sabiam que o Gema de Ovo tem um canal no Youtube? Criamos o canal e gravamos um vídeo para participar do concurso We love fashion blogs há mais de um ano, e desde então o canal foi deixado às moscas. Pretendemos gravar vídeos para complementar o conteúdo daqui do blog e mostrar os bastidores da nossa empresa. O que vocês acham dessa ideia? Já adquirimos um par de softboxes e um microfone para dar início à essa empreitada! #vamoquevamo

4. Fazer uma viagem a trabalho — Muitos eventos de fornecedores acontecerão no próximo ano e já estou me organizando para visitá-los para aumentar a minha rede de contatos e melhorar os nossos protótipos. Acho que essa é uma boa oportunidade para apresentar o nosso trabalho e firmar parcerias empresariais. Estou super empolgada para as viagens!

5. Mudar o guarda-roupa — Ultimamente não tenho sido atraída pelas roupas das lojas que eu costumo comprar porque o preço é sempre alto e a qualidade péssima. Perdi as contas de quantas vezes saí de casa com o propósito de comprar roupas e voltei sem nenhuma peça, apesar de vasculhar todas as araras do shopping. Por causa disso, percebi que o meu guarda-roupa só tem o mesmo tipo de roupa: calça jeans lisa e blusa básica, porque não encontro nada legal ou de qualidade por aí e comprar peças básicas tem o melhor custo-benefício para mim. No entanto, como eu já cansei de ter um guarda-roupa que nem o da Mônica, vou aproveitar o próximo ano para dar uma renovada e ousar mais na minha forma de vestir, e é por isso que estou tentando parcerias entre o blog e lojas gringas de roupa, como a Romwe e Choies. Alguém que tenha passado por isso poderia me sugerir lugares legais para comprar roupa? Estou muito precisada!

6. Trocar de computador — Eu uso o mesmo computador há mais de 4 anos e não sei como ele ainda funciona! De vez em quando a tela pisca, as abas fecham, os programas dão tilt e o computador desliga porque a bateria não funciona mais. Como eu não estou mais aguentando usar Ctrl+Alt+Del com mais frequência a cada dia, pretendo montar um computador novo para mim que me permita trabalhar sem desgaste.

7. Perder 5 kg — Durante o meu período na Austrália, emagreci quase 4 kg por causa da rotina corrida, da alimentação desregulada e do longo trajeto que fazia para ir à escola. Quando voltei para o Brasil, parecia que nunca tinha visto comida na vida! Comia tudo o que aparecia na minha frente e ainda cozinhava os meus pratos favoritos frequentemente. Resultado? Engordei quase 6 kg em oito meses. Como o metabolismo não está mais tão bom quanto antigamente, estou ralando para perder um mísero quilinho. Mas a vida é assim, não é mesmo? E no ano que vem começa a minha era fitness.

8. Ultrapassar 4k curtidas no Facebook —  Infelizmente, por mais que um blog tenha engajamento e uma boa quantidade de visualizações, as empresas dão mais valor ao número de curtidas da Fanpage e é esse o quantitativo mais importante na hora de estabelecer parcerias. Como uma das metas é conseguir mais parceiros para o blog, não podemos deixar de nos empenhar na conquista de likes, né?

9. Escrever uma história periódica para o blog — Eu sempre falo aqui no Gema que eu escrevo textos literários e já até falei que ganhei uma bolsa para escrever o meu primeiro livro, mas nunca mostrei para vocês algo que eu tenha escrito. Nesse próximo ano, pretendo escrever um livro e postar os capítulos aqui no blog e espero que vocês me ajudem dando sugestões e incentivo. Já desenvolvi muita coisa da história com ajuda da Mariana e vou adiantar que se trata de um romance jovem-adulto fantástico que envolve bruxos e uma floresta a la Bruxa de Blair. O que vocês acham da ideia? Eu espero muito que vocês gostem desse projeto e que me apoiem!

10. Desenhar com mais frequência — Desde que inciei o blog, que começou como uma vitrine dos nossos desenhos, percebi que a quantidade de ilustrações vêm diminuindo com o tempo e esse não é o destino que eu quero para o blog. Como eu sei que muita gente que frequenta o Gema está aqui para ver ilustrações, é injusto não continuar com essas postagens que são as mais visualizadas e que deram início a tudo o que é o blog atualmente.

11. Postar mais sobre a minha vida pessoal —  Gostaria de me conectar mais com todos os leitores do blog, e a forma que encontrei de tornar isso realidade é aumentando as postagens pessoais para que vocês possam me conhecer melhor. Falarei mais sobre a minha rotina de empreendedora e blogueira, mostrarei meu dia-a-dia como escritora e escreverei sobre as particularidades de se ter uma irmã gêmea que pensa exatamente como você. Bora deixar esse blog mais intimista?

12. Lançar o nosso livro de colorir — Vai fazer dois anos que o nosso livro de colorir está esquecido no fundo de uma gaveta aqui no nosso estúdio. E é bem triste ver ele lá, parado, sem ser colorido pelas pessoas que têm essa atividade como hobby. Na época que o fizemos, recebemos muitas respostas negativas das editoras, que já tinham muitos títulos nas listas de espera para publicação. Mas o que era unânime entre todas as editoras era a qualidade das ilustrações, do traçado e do tema proposto. Tudo muito bem feito e de bom gosto, segundo os agentes literários. Dá dó ver um projeto tão bacana esquecido ao relento.

Pensando nisso, estamos amadurecendo a ideia de fazer uma publicação independente mesmo, utilizando plataformas de crowdfunding para levantar fundos e viabilizar o projeto. Quem aqui acha que essa é uma boa ideia?

13. Mudar o layout do blog — Eu considero o layout do blog o retrato do que somos eu e a Mariana. Tem as cores que mais gostamos, elementos referentes ao nosso signo do zodíaco, grafismos artísticos e também, referências ao estado que nascemos. Mas agora, visitando outros blogs nacionais, percebi que muitas pessoas também andam se inspirando na tendência memphis-minimalista para a criação de seus layouts. Tudo acabou se tornando mainstream para mim, e agora, já sinto a necessidade de mudar a carinha do blog para algo mais atual, com outra vibe e seguindo outras tendências.

Além disso, detectamos alguns problemas estruturais no blog, como: comentários que somem e template que não se adapta ao celular e tablet. Nos tempos atuais, não dá mais para se ter um blog com tantos problemas de navegação. Então não se preocupem, muito em breve teremos um layout novinho em folha super funcional e lindão.

14. Fechar parcerias com o blog — Só agora, depois de dois anos de blog, que nos sentimos seguras para tentar parcerias com marcas nacionais e internacionais. Estamos buscando profissionalizar o blog e utilizá-lo, também, como espaço de divulgação de produtos e serviços que consideramos ser de interesse do nosso público. Espero que 2017 traga novos ares e que possamos mudar um pouquinho as coisas por aqui.

15. Participar de eventos de economia criativa — Adoro ver o que as pessoas andam produzido por aí. Isso me inspira, me motiva. Me enche de combustível para criar. Agora que ando desenvolvendo os produtos da minha empresa e da Mariana, é mais do que necessário participar de eventos assim. Já ando me organizando para participar de eventos de economia criativa, e quem sabe não é com um stand com os meus produtos autorais?

16. Ter mais contato com blogueiros de Brasília — Nesse último ano conheci pessoas especiais que andam criando conteúdos riquíssimos, em todos os sentidos. Essas pessoas eu conheci aqui, em Brasília mesmo, e tive o prazer de trocas experiências, risadas e momentos super agradáveis com todas elas. É muito legal quando conhecemos pessoas que têm tanto em comum e que buscam crescer juntas.

17. Estudar mais sobre empreendedorismo — Conhecimento nunca é demais, certo? E quanto mais se estuda sobre empreendedorismo, mais a sua empresa tem chances de sucesso. Pensando dessa forma, não é uma má ideia buscar sempre informações para ter uma empresa saudável. Umas das prioridades do ano que vem é visitar com mais frequência o Sebrae-DF e fazer os cursos que são pertinentes para o nosso projeto.

Acredito mesmo que atingir essas metas vai fazer de 2017 um ano maravilhoso para mim. E vocês, quais os seus objetivos para 2017?

Até a próxima!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Coisas aleatórias #1

20 de julho, 2016 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Criei o Coisas Aleatórias porque fiquei com uma imensa vontade de escrever uma série de posts mais despretensiosa, sem amarras, onde eu pudesse mostrar coisas interessantes que eu gostei, vivenciei, experimentei ou descobri por aí. Não estipulei uma quantidade de tópicos, porque eu não quero me prender a um número, tema ou qualquer outro parâmetro; quero simplesmente compartilhar coisas que me despertaram algum sentimento bom e torcer para que despertem algo em vocês também.

1// Chromecast 2

Chromecast 2

Tapeçaria de parede

Nossa TV aqui em casa não é smart e sempre quando queremos assistir alguma coisa no Netflix, precisamos acoplar um computador à televisão com um cabo HDMI. Por causa da trabalheira que dá e do recém-vício que meu pai adquiriu em assistir séries e documentários do Netflix, compramos um Chromecast 2 para usar na televisão. Com o aparelhinho, conseguimos usar qualquer smartphone que tenha o aplicativo do Netflix instalado como um controle remoto e conseguimos, também, acessar o catálogo de filmes ao mesmo tempo em que um filme está rodando na televisão. Bem prático, né? Além disso, ficou mais fácil usar o campo de pesquisa do site, porque escrevemos direto no teclado do smartphone. Muito melhor do que escrever letra por letra com o controle remoto como acontece com a smart tv, né?

Eu estou gostando demais dessa turbinada que demos na televisão, e assistir ao Netflix ficou muito mais fácil, principalmente porque algumas funções de configuração, como mudar legenda, avançar, dar play, pausar, mudar áudio e colocar legendas, passaram para o smartphone. Mas o Chromecast não se restringe a Netflix não. Também é possível espelhar vídeos do Youtube do smartphone para a televisão usando o celular como controle, assim como jogar Just Dance Now. Ainda não testei essa última funcionalidade, mas estou doida para botar em prática.

2// No filter

No Filter

Esse foi o primeiro filme chileno que eu me lembro de ter assistido na vida. Ele está no catálogo do Netflix e acabei o escolhendo porque a sinopse me pareceu leve e descontraída. Ó: “Ela era um capacho para o mundo, mas tudo mudou depois de uma acupuntura. As agulhas tiraram a dor…E sua paciência”. O que pareceu ser bobo, acabou se transformando numa complexa reflexão sobre o mundo virtual, sobre a relação da nossa geração com a internet e sobre a busca da fama instantânea, sem deixar de questionar a importância que damos para as curtidas e como tudo isso está afetando as nossas relações.

Caso você queira assistir a uma comédia sobre crescimento pessoal e que ainda questione o nosso cotidiano de uma forma suave e divertida, No filter é uma ótima escolha.

3// Tapeçaria de parede

Tapeçaria de paredeTapeçaria de parede

O meu vício por tapeçarias de parede começou no início do ano e desde então já confeccionei duas para decorar o estúdio do Gema. Eu fiz um tear manual adicionando pregos às duas extremidades de uma bandeja e comecei minha aventura pela tecelagem. Comprei novelos, agulhas, pentes e tudo o que tinha direito e teci essas duas tapeçarias que vocês podem ver aí em cima.
Cada uma demorou cerca de dois dias para ser finalizado — porque ainda não peguei o jeito —, mas o processo é extremamente terapêutico, e, conforme você vai avançando e a tapeçaria vai criando forma, o sentimento de satisfação toma conta. É incrível o poder do trabalho artesanal, não é?

Gostei demais de escrever esse post mais livre, principalmente porque a escrita fluiu muito bem. Agora eu percebo que deixei de escrever muitos posts porque simplesmente não estava encontrando o “lugar certo” para eles, mas com o Coisas Aleatórias, sinto que não terei mais tantos problemas.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje.

Até mais.

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Sobre minimalismo, falta de personalidade e inspiração

23 de abril, 2016 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Com toda essa repercussão sobre minimalismo, armário-cápsulas e perda de personalidade em troca de seguir uma moda, achei que era hora de fazer um post sobre o tema também.

Não é de ontem que nós percebemos que a vigência na decoração é a presença do cobre, do mármore, do cimento, dos canos e das suculentas, todos misturados numa coisa que chamam de industrial-escandinavo. Na moda, não se vê nada além do normcore, com suas blusas listradas, saias com botões, pins nas jaquetas jeans, camisetas estilo “escolar”, tattoo chocker, boxer braid, etc. Na fotografia, a ordem é claridade, sobriedade e minimalismo; e ai de não se manter o feed do Instagram organizado e coeso. No design de produto, geometrismo, cobre e industrial são as pedidas. No design gráfico, só se produz lettering em hotstamping acompanhado de folhas de monstera.

Mas onde eu quero chegar?

Que atualmente não se consome ou produz nada além disso; não se encontra mais personalidade nos produtos artísticos: todos abandonaram o que são em troca de ter um layout “minimalista” e um Instagram irreal.
Durante essa semana aconteceram duas coisas que me motivaram a escrever esse post. A primeira foi ter o Gema de Ovo citado pela Babee, em um desabafo sobre essa onda minimalista, como um blog inspirador e de personalidade. Na verdade, nunca tinha pensado no Gema e sua Identidade Visual como pertencentes a essa onda de sintetização e redução de informação, e ter visto ele ser citado como minimalista (e inspirador) foi uma surpresa para mim. O layout do Gema traduz o que eu e a Mariana somos como pessoas e designers: as cores usadas são as que nós mais gostamos; o logotipo foi elaborado a partir da minha letra, a pessoal, a que uso para assinar meus desenhos e contratos, e foi sempre assim desde o primeiro layout em meados de 2011; os grafismos que compõem o cabeçalho foram elaborados a partir de ilustrações nossas de desde quando éramos crianças, principalmente da época em que fazíamos mangá; as folhas e a mancha amarela (remete a pele de uma onça) representam a região Norte em que nascemos, e a constelação que compõe o cabeçalho faz referência ao nosso signo do zodíaco. Tudo isso foi pensado e elaborado durante muito tempo, bem antes dessa tendência minimalista, e representa quem nós duas somos e gostamos. É o nosso estilo como artistas e vai continuar sendo assim com o minimalismo em voga ou não. Dito isso, agora eu chego ao segundo fato que me fez escrever esse post.

Há alguns dias, uma pessoa que eu admiro muito na blogosfera mudou o layout do seu blog para um resultado muito semelhante à Identidade Visual do Gema, sob o pretexto de que estava homenageando o nosso trabalho por achar-nos inspiradoras. Um dos principais objetivos do Gema é realmente inspirar as pessoas, e por isso eu fico muito feliz, mas não dessa forma. Eu entendo muito bem a diferença entre cópia e inspiração: cópia ou plágio é a apropriação de alguma coisa ou parte dela; e inspiração, se basear em alguma coisa para produzir uma nova. Vejam bem, se basear, ou de acordo com o dicionário, servir de base para algo — o alicerce, e não a construção toda. Quando for se inspirar, abranja as referências para outras áreas e, principalmente, analise as suas próprias vivências. Não se pode se apropriar da ideia do outro, por mais interessante e inovadora que seja, e achar que está tudo bem só porque a tendência é essa. Propriedade intelectual, por mais que esteja disponível na web, continua sendo propriedade intelectual. A Identidade Visual do Gema é nossa propriedade, é resultado de uma reflexão interior, é a representação gráfica de quem são a Nayara e a Mariana. Não é porque a onda agora é layout minimalista que dá o direito de se imitar o do outro. A internet está virando uma vitrine de repetição e falta de originalidade que está me deixando preocupada. O pior de tudo é que por causa do minimalismo, e a errônea interpretação do que ele representa, eu perdi a propriedade da Identidade Visual do meu blog.

Concordo inteiramente com a Babee, com a Gabi e com a Bessie — não existe mais personalidade depois do minimalismo.

//

header_pronto_3

Cabeçalho. 01

11227599_837528059703296_1130508403795310553_n

Cabeçalho. 02

Essas duas imagens são dos dois últimos cabeçalhos do blog, que ficaram no ar, cada um, pelo período de um ano aproximadamente. Apesar da época em que cada um foi implementado, é possível ver que se mantém uma certa identidade entre elas, principalmente pelo uso de manchas de pincéis, padrões por repetição, grafismos simples, sobreposição de manchas, cores fortes e contraste de espessura, em uma composição milimetricamente bagunçada, que é o ponto forte do nosso estilo.

Essas características não são só visíveis no layout do blog, também é fácil perceber nos produtos que desenvolvemos, como o caso dos caderninhos. Isso porque essa é a nossa identidade, é o nosso estilo, vem de dentro da gente e não de fora — faz parte na nossa personalidade expansiva —, e é por tudo isso que, para nós, ela é tão única e marcante. É muito desolador ver outra pessoa usando esses conceitos como se eles se aplicassem a ela.

IMG_2532IMG_2539

Mas, enfim, sinto que já me prolonguei demais sobre esse assunto.

Para aqueles que estão na transição para o minimalismo, eu deixo um recado: criem, não peguem atalhos, mostrem a sua essência e saiam do lugar comum. Minimalismo não se resume a lettering e a fundo branco; minimalismo é sintetização.

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Links da Semana #13

18 de novembro, 2015 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Chegou a vez de mais um Links da Semana com o que teve de mais legal na internet. Selecionei projetos de decoração, dicas de como ganhar dinheiro sem sair de casa, maneiras de aumentar a produtividade e vários outros assuntos interessantes.

Vem ver o que eu selecionei!

1// DIY – Luminária árvore de cano

A Karla Amadori, colaborada no blog Coisas Boas Acontecem, desenvolveu uma luminária com cano PVC que eu já quero reproduzir agora mesmo! Eu acho incrível como materiais baratos, quando usados da maneira certa, conseguem ficar com aspecto tão elegante. Não vejo a hora de comprar os materiais e fazer uma dessas para mim.

2// Mudanças e algumas ideias de decoração para o quarto

A Adri, do Pequenina Vanilla, criou um lindo painel de referências decorativas para mudar um pouco a cara do quarto dela. Como grande apreciadora de produtos sóbrios e minimalistas, quis compartilhar a postagem dela aqui no blog para quem, assim como eu, adora design de interiores e se identifica com ambientes mais clean.

3// 5 conselhos para intercambistas

Faltam poucas horas para o nosso embarque para a Austrália e esse post não poderia ter vindo numa hora melhor. Gostei muito de ter lido os conselhos da Mari, do Coisas de Blogueiras, e posso dizer que ele mudou um pouquinho o que esperar desse intercâmbio. Só posso dizer que vai ser massa demais! #ContandoOsMinutos

4// Um móbile cheio de cores

Quando conheci o blog Lá de Casa, da Fran, passei horas e horas navegando por inúmeros projetos legais que ela desenvolve com a família. Achei esse móbile lindo e bem fácil de fazer e deixo como sugestão de DIY para decorar a casa.

5// DIY – Porta-arquivos

A Gabi, do A Parede Indecisa, desenvolve os mais estilosos DIY de decoração que já vi na blogosfera brasileira. Deixo o último post dela, o DIY porta-arquivos, como o pontapé inicial para você se aventurar pelos projetos incríveis que ela desenvolve. Recomendadíssimo!

6// 5 ideias para ganhar em dólar sem sair de casa

Quer trabalhar em casa e ainda receber em dólar? Então esse post é para você e para mim! A Debbie, do Pequenos Monstros, dá 5 dicas de trabalho remunerado para receber sem sair de casa. Vem ver que esse post é para a vida!

7// 5 dicas para melhorar sua produtividade

A Luh, do Primeira à Esquerda, deu 5 dicas de como melhorar a produtividade. Já falei sobre esse tema aqui no Gema, mas acho que é sempre bom complementar a informação com a experiência de outras pessoas, né?

E foi isso, pessoal.

O que vocês acharam dos links de hoje? Nos deixe sua opinião nos comentários!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

OFF

Resort Tropical #WeLoveFashionBlogs

11 de outubro, 2015 por

Resort Tropical

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Quando eu recebi as instruções para o segundo desafio do concurso #WeLoveFashionBlogs fiquei muitíssimo animada – não só porque tinha passado da primeira etapa, mas porque o desafio seguinte era relacionado a tendências. Quem acompanha o blog há pouco tempo não deve saber, mas tendência de moda é um assunto que tenho muito interesse e foi, inclusive, um dos objetos de estudo da minha diplomação no ano passado. Foi por isso que fiquei tão alegre, porque me senti novamente na faculdade, revivendo os tempos de entrega de projetos e do TCC; e ao receber as quatro apostas do verão 2016 propostos pela Petite Jolie: Deep Action, Festival Fever, Resort Tropical e Wonder Years (leia mais sobre elas aqui), fiquei ainda mais animada ao descobrir que uma delas tinha tudo a ver com o tema do meu projeto final – a Resort Tropical.

Resort Tropical é uma tendência que traz cores vibrantes, estampas tropicais e grafismos com muitas folhas, flores e frutas – um prato cheio para deixar o seu verão ainda mais colorido. Tropicalismo e alegria são as palavras de ordem, aliadas, é claro, ao bom humor. Por isso brinque com as cores, combine estampas, misture peças, explore modelagens, seja livre; porque não há nada melhor do que looks divertidos para aproveitar o verão ao máximo, não é?

Agora, para deixá-los um pouquinho mais por dentro do clima, montei um painel de imagens de referência desse estilo que tem a cara do Brasil. Vem ver!

Vocês notaram que a tendência é bem alto astral e vibrante, né? Então desfrute o sol, e com ele, as práticas ao ar livre – vale piscina, praia, jogos, piquenique, caminhada, trilha ou que mais te fizer bem. Quem aqui já está ansioso para a chegada da nova estação? Eu não vejo a hora!

Inspirada pelo painel de imagens e com todas essas características tropicais em mente, corri para o meu guarda-roupa e selecionei algumas peças para criar 4 looks básicos para exemplificar o estilo. Optei por combinações confortáveis e leves, ideais para curtir o verão sem preocupações.

Looks Verão_Gema

No Resort Tropical é assim mesmo: uma explosão de cores e estampas para todos os gostos. Acho que deu para ter uma ideia do que vestir, não é mesmo?

Mas, e para os pés? Assim como nas roupas, opte por itens alegres e confortáveis. E sempre que penso nessas qualidades só consigo imaginar uma marca que sintetize tudo isso: a Petite Jolie. Para ajudar na escolha do calçado, selecionei os principais modelos da coleção verão 2016 da Petite Jolie para você acertar em cheio no seu look. 

Petite Jolie_Resort Tropical_Modelos

Aposto que vocês repararam na variedade de cores e modelos dos calçados, né? Eu particularmente adorei o sneaker azul. E vocês? De qual modelo gostaram mais? Acesse o site da loja Zattini, parceira da Petite Jolie, e adquira o seu!

LOOK DO DIA

Como boa apreciadora de atividades ao ar livre que sou, fiz uma sessão de fotos em um dos lugares que mais gosto aqui em Brasília, o Lago Paranoá. Inspirada pelos painéis de referência, tratei logo de montar um look bem verão para mostrar como é simples estar por dentro da moda. Querem ver? Bastou uma blusinha básica, uma peça estampada e alguns acessórios para aderir de vez à tendência.

Resort TropicalIMG_3451IMG_3487

Esse foi um post bastante divertido de ser feito, pois mobilizei várias pessoas queridas para me ajudar, o que rendeu vários risos e gargalhadas. Aproveitei alguns lugares e eventos que ocorreram durante a semana para me inspirar e usar de cenário para as fotos, e confesso que adorei o resultado final. Agradeço imensamente a minha mãe e a Mariana por terem me ajudado. Muito obrigada!

//Lembrando que com este post estou participando do segundo desafio do concurso #WeLoveFashionBlogs da Petite Jolie e loja Zattini. Quero agradecer a todos que votaram no Gema na primeira etapa, e se não for pedir muito, gostaria da ajuda de vocês para passar para o próximo desafio. Se você gostou dessa postagem, acesse o link do concurso e vote em mim. Agradeço de coração!

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre os produtos da Petite Jolie. Um super beijo e até mais!

Vote aqui!logo-welove3

OFF

Wishlist de outubro

9 de outubro, 2015 por

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Eu e a Mariana finalmente terminamos a reforma do nosso escritório e estamos somente finalizando alguns detalhes para podermos mostrá-lo a vocês. Enquanto o home office não fica inteiramente pronto, selecionamos alguns artigos de decoração que achamos que compõe bem o aspecto que queremos para o ambiente e criamos nossa lista de desejos! São produtos selecionados com o objetivo de nos inspirar nos projetos de DIY para ornamentar o escritório e publicar aqui no Gema. Acho que coisas muito legais estão vindo aí!

wishlist

1// Cesto organizador

Sempre que vejo esse tipo de organizador em blogs de decoração, me bate uma vontade imensa de sair e comprar todos os tipo de tecidos e aviamentos para confeccionar um para mim. Acho que em breve teremos um DIY aqui no blog. Só acho…

2// Lixeira de poá

Gente, essa lixeira é ou não é a coisa mais linda? Assim que bati meus olhos nela, me encantei. A forma retrô, a estampa poá e o contraste de cores me pegaram de jeito.

3// Luminária Dinossauro

Eu vi essa luminária de dinossauro no site da Westwing e comecei a rir de tão fofa que eu achei. Sério, chamei até a Mariana para conferir! Eu adoro produtos com aspecto lúdico, me trazem sensação de conforto e bem-estar, e ainda me remetem aos tempos de criança. Quero uma para mim já!

4// Painel Home Sweet Office

Adorei esse painel e acho que seria uma ótima cereja do bolo para finalizar a decoração do escritório.

5// Pompons de papel

É um tipo de decoração barata e que muda completamente o visual de qualquer ambiente. Estou planejando uma cascata volumosa pendurada no meu cantinho de escrita para deixá-lo bem colorido e inspirador.

6// Porta-lápis com ímã

Um porta-lápis no formato de lápis! Achei foto, engraçadinho e tudo a ver comigo e com a Mariana!

7// Almofada Pop Pop Pop

Quando vi essa almofada no Colab 55 fiquei encantada com as cores e os grafismos. Acho que vocês sabem o quanto eu gosto de elementos geométricos, né? Gostei dela demais!

8// Microfone para câmera

Esse não é bem um item de decoração, mas é o produto que eu estou mais almejando no momento. Nós duas estamos nos preparando para gravar vídeos, e ter um desses quebraria muito o nosso galho.

9// Luminária Letra 

Eu adoro luminárias e letras, portanto uma luminária de letra eu adoro em dobro! Quero um G (de Gema de Ovo) enorme para decorar a parede do home office. Nesse exato momento estou rascunhando a melhor maneira de confeccionar uma para mim.

E esses foram os produtos que selecionamos para a nossa wishlist de decoração do escritório. De qual produto vocês gostaram mais? Nos conte nos comentários.

Até mais!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’