Viagem
Conhecendo o Chile de norte a sul
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Ilustração
Usando bico de pena pela primeira vez
Continue Lendo

Hoje eu resolvi fazer um rápido tutorial de pintural digital para Paint Tool SAI. Eu ainda estou aprendendo a pintar digitalmente, então não esperem grande coisa. Para quem não possui o software, vou disponibilizar um link para download do SAI aqui, porque sou a favor do uso de programas, não importa a providência, para usos educacionais.

Bem, fiz o esboço ontem, assim como a lineart e comecei a pintar hoje de manhã. O processo todo durou cerca de 1:30. Confiram os passos:
Paint Tool SAI Tutorial

Contorno feito com a ferramenta Pen na New Linework Layer em uma camada acima do esboço. Não me preocupei muito com um traçado bem definido ou com o fechamento de todas as áreas, porque não gosto de gastar muito tempo contornando. Meu negócio mesmo é terminar logo o traçado para já começar a pintar.
Paint Tool SAI Tutorial

Escolhi as cores base e pintei cada área com sua respectiva cor. Não usei a ferramenta seleção, porque não fechei todas as áreas anteriormente. Pintei com o pincel Pen na configuração padrão separando cada área em uma camada diferente e usando a Borracha sempre que necessário.
3

Em uma camada diferente, e selecionada a opção Clipping Group, (esta opção me permite pintar somente na área da cor base da camada debaixo) pintei com a Pen as regiões de sombras com alguns tons acima da cor escolhida como base.
Paint Tool SAI Tutorial

Para mesclar a sombra com a cor base, usei as ferramentas Blur e Brush. Também usei as ferramentas Airbrush e Blur para dar o efeito gradiente do cabelo, da saia e os tons rosáceos do colo da roupa e babados.
Paint Tool SAI Tutorial

Não tinha gostado do marrom do cabelo e nem da cor do batom, por isso usei o Hue and Saturation para harmonizar. Fiz alguns detalhes na saia com a ferramenta Brush.
Paint Tool SAI Tutorial
Usei a opção Clipping Group na camada de contorno e pintei o traçado com uns tons acima da cor da área pintada, ou seja, na pele não deixei o contorno preto, pintei com bege mais escuro. Na saia, pintei o cortorno de rosa escuro e assim por diante.

E vocês, o que acharam? Tem alguma dúvida? Conhecem outra maneira de pintar usando o software que queira dividir conosco?
Curtam a nossa fanpage para mais dicas e tutoriais!

Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. alice 18/07/2012

    ulauaulallaulualu curti!! demais

  2. House-382 18/07/2012

    ahauhauahu!!!

  3. Rayk 18/07/2012

    Achei bem bacana. O método deixa o resultado um pouco mais orgânico do que a pintura digital convencional, que por vezes é ” perfeita” demais. lembra um pouco aquarela com um cel shading de leve

    uma dica pra qualquer um que queria aprender a pintar, seja qual for o metodo, é estudar luz e cor. Tem um Dvd do gnomom workshop, Practical Light and Color, que é o melhor conteúdo que ja vi sobre o assunto. ( tem alguns trechos no youtube, mas também dá pra adquirir a cópia marítma pelo Pirate Bay)

  4. House-382 18/07/2012

    Obrigada pela dica. Vou atrás de baixar esse DVD e estudar um pouco.

  5. Rachel 18/07/2012

    muito legal! 🙂 vc podia fazer depois um focando mais nos cabelos, eu acho que vc os pinta muito bem e eu tenho bastante dificuldade com isso, hehe

    parabéns pelo blog!

  6. House-382 19/07/2012

    Oi Rachel, irei fazer um tutorial só de cabelos. Obrigada por acompanhaar o blog.

  7. tizy izumy 16/08/2013

    ajudou bastante ^^

  8. ANTHONIO AMAURY 29/09/2013

    Parabéns lindo trabalho de desenho, pintura e tutorial ^^

  9. House-382 24/02/2014

    Obrigada pelos comentários. Qualquer dúvida ou sugestão, é só avisar!

    *Gema de Ovo

  10. Marta Freitas 28/06/2014

    Nossa muito bom, parabens!!!! vou tentar aqui em casa. =)

  11. Marina 11/12/2014

    Eu gostei muito dos seus desenhos e achei ambas muito talentosas, mas não vi em lugar nenhum um tutorial nem que simples sobre a roupa no paint tool sai.Será que poderiam fazer um?

    • Nayara Brito respondeu Marina 11/12/2014

      Claro. Sua sugestão está anotada. Farei um tutorial em breve!

  12. […] eu preparo o meu próprio vídeo tutorial, clique no link [Tutorial] – Paint Tool SAI, onde eu explico de forma simplificada  meu método, que difere um tantinho dos mostrados nos […]

  13. […] eu preparo o meu próprio vídeo tutorial, clique no link [Tutorial] – Paint Tool SAI, onde eu explico de forma simplificada  meu método, que difere um tantinho dos mostrados nos […]