Viagem
Conhecendo o Chile de norte a sul
Fotografia
6 on 6: abril de 2017
Fotografia
6 on 6: agosto de 2017
Dicas
Siga a Minka Winka nas redes sociais
Ilustração
Usando bico de pena pela primeira vez
Continue Lendo

Registre sua ideia

Olá, pessoal. Como vocês estão?

Essa é a terceira postagem sobre Produtividade (clique aqui e aqui para ler as duas primeiras) e talvez uma das mais importantes da série. Então vamos direto ao assunto!

Ideias criativas costumam surgir quando estamos com a mente relaxada, em momentos que não esperamos por elas. Pode ser durante o banho, antes de dormir, enquanto lavamos louça, durante o passeio com o cachorro, enquanto arrumamos o quarto, enfim, em situações em que nosso cérebro continua trabalhando em um problema em segundo plano. Por isso é importante que tenhamos em mãos algum meio de registrarmos, seja um caderno, um gravador ou um aplicativo para celular, porque ninguém quer deixar uma ideia genial passar, não é mesmo?

Quantas vezes antes de dormir, naquele momento entre o consciente e o inconsciente, eu tive uma super ideia e esqueci um instante depois? E aquele momento enquanto estou dirigindo, que tenho que repetir a ideia um milhão de vezes até chegar em casa e anotar? Foram várias vezes e várias vezes. Com isso aprendi: deixo um caderno no pé da cama e carrego outro na bolsa para essas eventualidades. E depois, transfiro a informação para o caderno correspondente, já que possuo um para cada tópico criativo no qual trabalho.

No meu caderno de ilustração, faço rascunhos e testo alguns materiais antes de passar para a folha definitiva. No meu segundo caderno, anoto cenas, formo frases e escrevo parágrafos; faço brainstoming, mapas mentais e listas de cenas do livro que estou escrevendo. No meu terceiro caderno, trabalho em projetos de design, no qual esboço produtos, desenvolvo mecanismos e gero alternativas.

No entanto, quando digo registrar, não estou me referindo só ao ato de escrever. Me refiro a gravar da forma que for mais significativa para você: por meio de fotografia, um recorte de folha de revista, uma amostra de material, um esquema. E, por experiência própria, acrescento: é importante se registrar o insight também, o momento em que a ideia surgiu, se certificando de que você lembre do contexto depois. Porque do que adianta você anotar uma ideia e não lembrar sua utilidade? Isso acontecia muito comigo: tinha uma ideia genial, registrava no meu celular ou caderno, mas quando ia reler, não me lembrava de seu propósito. Agora faço um pouquinho diferente — anoto a ideia da forma mais detalhada possível para não correr esse risco.

Com essa prática, em que trabalho já há alguns anos, dificilmente esqueço ou perco uma ideia. E sempre quando preciso me inspirar para realizar um trabalho, recorro a esses meus arquivos pessoais e logo logo a solução para o meu problema aparece. Por isso insisto: carregue um caderno e um lápis e registre suas ideias com o máximo de detalhes. Você só tem a ganhar com esse hábito!

E vocês, costumam usar cadernos para esse fim? Se sim, nos conte suas experiências nos comentários!

Até mais!

Facebook  |  Twitter  |  Instagram da Mariana  |  Instagram da Nayara  |  DeviantArt  | Bloglovin’

Leia mais sobre ideiaProdutividaderegistre
Gostou? compartilhe
postado por
Nayara
Futura escritora e a mais velha das gêmeas. Gosto de desenvolver projetos e compartilhar o processo criativo nesse cantinho que tanto amo. Afinal, melhor do que criar é mostrar que é possível fazer as coisas você mesmo.
  1. Kel Gonçalves 19/01/2015

    Ótimas as dicas! Também costumo andar com um caderno de idéias, mas minha mente me traí as vezes e acabo esquecendo dele, dai já viu né, a ideia evapora =/

    Divagando pela net, achei o blog de vocês, e quer saber? Amei! As ilustrações são lindas <3, Quem me dera desenhar assim…

    Dá uma passada no meu: http://apequenacasa.com/

    Bjos!

    • Nayara Brito respondeu Kel Gonçalves 21/01/2015

      Oi, Kel. Tudo bem?
      Carregar um caderno ajuda muito quando se trabalha com criação!
      Vi seu blog sim. Gostei muito dos seus posts de DIY! =)

  2. […] Bem, a ideia para esta ilustração surgiu quando eu estava a lavar a louça, por isso, estejam atentos e matenham sempre um bloco ou uma app no telemóvel para poderem apontar as vossas ideias que surgem nos momentos mais estranhos, para saber mais a Nayara do Gema de Ovo fala disso aqui. […]

  3. Tamires Santana Oliveira 13/04/2015

    Eu tambem sou assim ! haha acho que ja itve um milhao de vezes ideias que outras pessoas depois tambem tiveram e colocaram em pratica <3

    Beijos
    http://www.conversasfeminiinas.blogspot.com

    • Nayara Brito respondeu Tamires Santana Oliveira 13/04/2015

      Quando se tem uma ideia é bom sempre persistir. Quem sabe essa ideia é a chave do seu sucesso?