Olá, pessoal. Como vocês estão?
Espero que todos estejam bem, porque o projeto de hoje vai fazer muita gente ficar com falta de ar de tanta empolgação! 😀
Na semana passada, eu estava pensando em um projeto bem bacana de DIY para publicar no Gema, e depois de avaliar o sucesso do projeto Vasinhos para suculentas e cactos que postei em janeiro, decidi explorar mais esse tema criando meus próprios vasos para plantas. Eu queria usar cimento como matéria-prima e tinta cobre metálica para decorar, porque acho concreto com metálico uma combinação muito elegante. Com isso em mente, pesquisei na internet uma mistura que fosse resistente e adequada para ser moldada e formar meus vasos de cimento.
Encontrei uma receita simples, constituída de cimento, argamassa e cola, e por sorte já tinha os ingrediente em casa. Para fazer a mistura, você vai precisar de:
♦ 6 partes de cimento peneirado;
♦ 4 partes de argamassa mole;
♦ Mistura de água e cola em partes iguais para molhar a massa;
♦ Óleo de cozinha;
♦ Moldes;
Como moldes, eu utilizei três copos plásticos para caldo que eu comprei para organizar minhas miçangas e três clochês de plástico recheados de MM’s que ganhei numa festinha infantil.
Para quem não sabe (como eu antes de escrever esse post), clochê é aquela bandeja com tampa usada por mordomos e garçons, sabem? E, ah, já vou deixar registrado que pensei num projeto de DIY com eles que acho que vai ficar bem legal!
Continuando com o nosso projeto, peneire o cimento numa vasilha, despeje a argamassa e acrescente a mistura de cola e água até que a massa fique numa consistência pastosa. Em seguida, unte os moldes com óleo de cozinha e acrescente a mistura sem preencher totalmente o volume, porque vamos colocar o molde negativo (untado externamente) que dispersará a massa.
Como a massa é bastante densa, o empuxo é alto, por isso precisamos de um pesinho para segurar o molde no lugar. Inicialmente eu utilizei um prato forçando o molde para baixo, mas no segundo dia de secagem, percebi que a parte superior do meu vaso estava bastante molhada por causa da evaporação que ficou condensada sob o prato. Daí eu decidi usar algumas pedrinhas do meu jardim para fixar o molde, e deu certo.
Depois de cinco dias (porque aqui em Brasília está bem úmido), minhas peças secaram. No entanto, quando fui desenformar, um dos vasos caiu no chão e quebrou. Percebi, então, que apesar de duras, as minhas peças ficaram bastante frágeis, e, por isso, meu pai me deu a sugestão de acrescentar areia peneirada na mistura para aumentar a resistência. Preciso fazer o teste para avaliar como a mistura se comporta com acréscimo de areia.
Depois de desenformadas, eu lixei o topo com uma lixa de madeira grossa e isolei a parte de baixo das peças com fita adesiva para receber a pintura. Passei três demãos de tinta metálica porque queria que ficasse bem brilhante, mas duas já eram suficientes.
Depois de prontos os meu vasinhos, fui na jardineira de babosas que nós temos no quintal e procurei por mudinhas – encontrei essas duas no tamanho adequado. Pus terra e plantei as duas nos vasos.
Querem ver como ficou?
Eu particularmente adorei esse projeto. Fiquei impressionada com a qualidade da tinta metálica e muito contente com o resultado. Como pontos a avaliar, eu digo que preciso chegar a uma receita mais resistente e que vou testar a sugestão do meu pai no projeto que envolve os clochês de plástico.
É isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado e nos conte suas impressões nos comentários, porque adoramos ler cada um deles.
Até mais.
Facebook | Twitter | Instagram da Mariana | Instagram da Nayara | DeviantArt | Bloglovin’
-
Kaccau Carvalho 30/04/2015
Oie!
Acabei de conhecer o blog e estou amando! Fiquei espantada pq fiz um post MUITO PARECIDO com o seu pro Blog do CDB! Tô assim :O Amando o cantinho de vcs ♥ Vou acompanhar de pertinho.
-
Olá, Kaccau! Que bom que gostou do blog. Vi seu post no CDB e achei um projeto bem legal! 😀 Adorei o formato e os materiais que você usou nos seus mini vasos.
Sabe, eu não achei os projetos tão parecidos assim não. Cada um usa materiais diferentes e o resultado final tbm ficou bem diferente um do outro. Eu particularmente adorei o seu post! Até mais!
-